Quem Somos

Nossos Valores

 

Acreditamos que a construção de um mundo onde a harmonia e a cultura de paz entre todos os seres prevaleça depende do exercício da cooperação. Cooperar é essencial para alcançarmos objetivos comuns enquanto que, a conexão com nossa ancestralidade é a força que nos mantém alinhados com a natureza.

Nossas práticas são baseadas em:

• Amor

• Conexão com todos os seres, humanos e não humanos

• Criatividade

• Cuidado

• Gratidão

• Integridade

• Respeito

• Simplicidade

• Persistência

 Exercitamos, continuamente, tudo o que promovemos, desde a comunicação não-violenta até a economia solidária. Falamos com intenção, ouvimos com o coração, somos aprendizes e mestres de nós mesmos.

EQUIPE GESTORA E ASSOCIADOS!

Marcelo Quadros

Consultor em Gestão da Qualidade, Bacharel em Sistemas de Informação, Técnico em Eletrônica e “Gaiano”

Mantém os Refúgios Dá Para Recriar, espaços de brincar e criar de baixo custo, disponíveis para instituições que atendem crianças em condições de vulnerabilidade, com brinquedos recriados e doados.
Pratica a Economia Azul que se inspira na natureza para propor uma lógica circular que identifica os recursos disponíveis no local e propõe fluxos que se realimentam, onde o resíduo de um sistema torna-se insumo de outro sistema num caminho rumo ao desperdício zero.
Entusiasta da reutilização desde criança, ao tornar-se Pai do Vicente inspirou-se com o propósito de Recriar para divertir. Com este foco e cuidado, re-significa seu conhecimento com muito amor, convida-nos para contarmos boas notícias através de atividades mão na massa com brinquedos nas quais praticamos nossa organização, aprendizagem criativa, resolução de problemas, economia circular e regeneração.
Em sua busca por uma visão de mundo com propósito evolutivo passa pelo grupo de estudos do livro Reinventando as Organizações e também Design de Culturas Regenerativas, além das formações PDC Urbano (Curso de Design para a Permacultura) e Diplomado de Ecovilas.
É consultor de empresas, pós-graduado em Gestão da Qualidade, Bacharel em Sistemas de Informação, Técnico em Eletrônica e “gaiano” (Programa Educação Gaia – Design para sustentabilidade).

  • Reinventor de briquedos
  • Sistemas de Informação e Gestão de Qualidade
  • Técnico em Eletrônica

Liziana Rodrigues

Facilitadora de Processos de Aprendizagem

Conectada com o campo da saúde mental, relacional, desenvolvimento pessoal, processos de aprendizagem, Psicodrama Socioeducacional e Playback Theatre. Leva consigo a experiência de ter trabalhado em hospitais e clínicas psiquiátricas no alívio da dor psíquica e da desestruturação social por meio da Musicoterapia, do AT (Acompanhante Terapêutico) e de práticas de socialização. Como Sanitarista (saúde coletiva), coloca atenção e pratica os princípios do SUS. Traz um desejo de trilhar e compartilhar caminhos onde as relações possam ser mais possíveis e saudáveis, ainda que sejam desafiadoras por meio da formação que tem em Desenvolvimento de Grupos. Apaixonada pelos processos pedagógicos de aprendizagem para adultos como possibilitadores de aberturas de consciência e consequentes caminhos de transformação da Conserva Cultural. Atriz e condutora de práticas de Playback Theatre e Teatro Espontâneo. Atenta ao acesso de novas formas de se traduzir os conhecimentos empíricos, espirituais e científicos que possibilitam acessar a criatividade amorosa de estar junto (com pessoas) com mais presença e sentido. Estudiosa da CNV, Teoria U e Análise Transacional. Integrante da Rede Semear. Diretora de Projetos do Instituto Nhandecy. Diretora do Instituto ATIARA – Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano

  • Processos de Aprendizagem
  • Saúde Mental
  • Psicodrama Socioeducacional

Bernadete Brandão

Ecodesigner e Facilitadora Budista

Ecodesigner, criadora de mais de uma centena de produtos ecossustentáveis e convencionais, é premiada nacional e internacionalmente. Diretora da Escola livre Design ao Vivo, com abordagens da sustentabilidade em projetos para qualificar jovens profissionais a realizar as mudanças emergentes do planeta: Programa de Ecodesign, Design por compaixão, Ócio Criativo, Eco Design Thinking, Slow Design entre outros. Empreende na iniciativa Mansamente, um ecommerce de produtos ecossustentáveis.

Dá cursos de temas ligados à Meditação, é facilitadora e tutora do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (Cebb), em Curitiba. É Diretora de Comunicação do Instituto Nhandecy.

  • Ecodesigner
  • Design por compaixão
  • Meditação budista

Débora Rocha

Arquiteta urbanista pela PUCPR, mestre em Políticas Públicas (UFPR), doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), especialista em “Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas” (UFPR), “Democracia participativa, república e movimentos sociais” (UFMG), e master em “Eco-polis: políticas territoriais e ambientais para a sustentabilidade e o desenvolvimento local” (Universidade de Ferrara – Unife).
Professora universitária na escola de Arquitetura e Urbanismo. Coordenadora do Fórum de Mobilidade Ativa, uma iniciativa de nove Instituições de Ensino Superior e a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu – Cicloiguaçu. Coordenadora local da Pesquisa de Caminhabilidade, integrante da campanha nacional “Calçadas do Brasil” 2019 promovido pelo portal Mobilize.
Acredita na potência das cidades, que se revela no encontro entre os diferentes e nas conexões entre as pessoas no espaço público, tema da sua palestra no TEDx UFPR 2019. http://bit.ly/tedxdeborarocha
Associada do Instituto Nhandecy desde 2012, faz parte da coordenação pedagógica do Programa de Educação Gaia no Paraná e Rio Grande do Sul. Facilitadora certificada pelo Gaia Education. Praticante e focalizadora de práticas de Comunicação Não Violenta (CNV) e utiliza o Design Thinking em processos colaborativos, e a sociocracia para processos auto-gestionários.

  • Arquitetura
  • Ciência Política, Questões Territoriais e Ambientais
  • Direção de Projetos

Amanda Malucelli

Anfitriã de Aprendizagens Transformadoras

Acredita que servir à aprendizagem é anfitriar espaços de autenticidade, acolhimento e abertura, onde se estimulem os potenciais individuais e o bem viver coletivo. Além de uma educadora-aprendiz, é graduada em Comunicação Social, certificada em Gestão de Projetos para o Desenvolvimento (PMD) e nas Ferramentas de Transformação Cultural, como consultora pelo Barrett Values Centre(UK). Atuou em organizações e consultorias de Desenvolvimento Humano e de Talentos e coordenou programas como o Jovens Profissionais do Desenvolvimento da ONG Sociedade Global e a Extensão em Empreendedorismo Social na PUC-PR, de 2013 a 2016. Membro do Instituto Nhandecy, faz parte da coordenação Circuito Econômico Solidário, realizado pelo Instituto com assessoria de Euclides Mance. Participante das comunidades de prática de Comunicação Não-Violenta, Art of Hosting, Dragon Dreaming, Educação Gaia, entre outros. Nos últimos anos vem se dedicado a Anfitriar Ambientes de Aprendizagens Transformadoras, desenhando e facilitando metodologias, e apoiando projetos de impacto social e propósitos de transformação individual, coletiva e planetária.

 

  • Anfitriã de Aprendizagens Transformadoras
  • Educação
  • Comunicação Social

Edite Querer

Pedagoga, jardineira, Eco educadora (para prosperidade sustentável e cultura de paz), Designer Social

Especialista em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Formação em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos. Dragon Dreaming. Consultora do PNUD pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares, e participativos. Trabalha há mais de 20 anos com desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil e focalizadora de grupos de práticas de CNV (Comunicação Não-Violenta). Coordena do Programa Educação Gaia do Paraná Desde 2011. É Co-fundadora  e Diretora Administrativa e Relações Institucionais do Instituto Nhandecy.

O Instituto Nhandecy é formado por um grupo de pessoas com diferentes formações e que atuam em diferentes áreas. Escolhemos a arte da convivência como desafio e nos colocamos à serviço da transformação pessoal, coletiva e planetária, através da conexão com as mentes e corações de quem tocamos.

  • Design Social
  • Pedagogia
  • Eco Educação

Adalberto Sabino

Psicólogo clínico, Especialista em Depressão e Síndrome do Pânico, além de Gestão Pública e Sociedade.

Ativista em movimentos sociais há 26 anos, com formação em trabalhos de coletivos, comunidades e famílias. Facilitador de Jogos Cooperativos e Processos Circulares. Consultor do Direito Humano a Alimentação Adequada – DHAA. Membro do SOT e desenvolve o projeto “Por uma Cidade Solidária”.  Membro do Coletivo Nhandecy desde 2011.

  • Psicologia
  • Gestão Pública
  • Movimentos Sociais

Melina Gunha

Bióloga, educadora

Bióloga por formação e educadora por convicção. Mãe da Fernanda que a apresentou ao mundo materno e ao movimento feminista.

Formada em biologia, especialista em educação, meio ambiente e desenvolvimento, gaiana pelo Instituto Nhandecy e mestre em meio ambiente e desenvolvimento. Atua como professora de ciências e biologia na rede estadual de ensino do Paraná.

  • Biologia
  • Educação
  • Mãe e feminista

Izabela Zampier

Psicóloga,especialista em Dinâmica de Grupos

Psicóloga, mestre em Psicologia Social, especialista em Dinâmica de Grupos. Atua no mundo vibrando com os processos de transformar-dor em amor dos seres humanos em seus diversos âmbitos sociais. Exerce sua formação atualmente com crianças, adolescentes, adultos e suas famílias em situações de violação de direitos e busca compreender a complexidade que envolve essas relações humanas e seu contexto. Aspira processos de formação constantes que envolvam a compreensão e atuação de SER HUMANO em nossa sociedade. Engajada em projetos que apoiam pais, mães, educadoras e educadores nos desafios inerentes ao processo educacional. Privilegia espaços grupais de facilitação nos quais proporcionam desenvolvimento intra-inter relacionais.

  • Psicologia
  • Trabalho e desenvolvimento de grupos
  • Psicologia Social e Comunitária

Daniela Carvalho

Educadora, mediadora e investigadora das interações humanas.

É brasileira e escolheu Costa Rica para viver e com-viver. Crê firmemente no potencial humano de construir sociedades pacíficas. É doutoranda em Educação e Mediação Pedagógica, tem mestrado em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento pela Universidade para a Paz, por mandato das Nações Unidas, tem especialização em Educação de Adultos e Processos Grupais pela SBDG, pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAE  e Certificação Internacional em Análise Transacional pela UNAT-Brasil. Desde 1999, atua em organizações públicas e privadas, liderando processos de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e coletivo. É docente em cursos de especialização e de aprimoramento presenciais e a distância desde 2008.  Membro do Coletivo Nhandecy.

  • Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento
  • Facilitação de grupos
  • Análise Transacional

Camilla Beatritse

Terapeuta Integral, educadora e Instrutora de Yoga

Uma impermanente sonhadora, Mestre-Aprendiz de si, no caminho do autoconhecimento. Caminhante e amante do mundo das Ervas medicinais desde que se entende por Ser humana. Na Oceanografia compreendeu o quão valioso e necessário é olhar para as pessoas, seu interior, seus processos, emoções, relações e sonhos.
Se dedica a cultivar sonhos, a estar e facilitar processos de aprendizagem inspiradores, libertadores e colaborativos, com luz no viver e no se experimentar em comunidade. É Terapeuta Integral e Semeadora de Possibilidades na AzuLuaAr – Amor e Respeito ao Ser, Instrutora de yoga e membro do Instituto Nhandecy.
Traz no caminho e no coração o Educação Gaia (Design para a Sustentabilidade), PNL, Dragon Dreaming, CNV, Art of Hosting e Permacultura. E no jardim da alma floresce conhecimentos de Yoga, Aromaterapia, Reiki, Biopsicologia, Cristais, Radiestesia, Fitoterapia e Ayurveda.

  • Terapias Integrativas
  • Yoga
  • Projetos Socioambientais

Fernanda Dorta

Jornalista,Professora de Biodanza, facilitadora de projetos para sustentabilidade e desenvolvimento humano

Jornalista, redatora freelancer, assessora de comunicação social. Desenvolve consultoria e produz conteúdo para projetos socioambientais e educacionais em comunidades urbanas, rurais, escolas, empresas e associações. É professora/facilitadora de Biodanza (ECB 2014-2017) Sistema Rolando Toro  – Um sistema de desenvolvimento humano e reaprendizagem afetiva que acontece através da música, dança e encontro em grupo. Além de estudar  e pesquisar sobre educação biocêntrica, que parte do princípio filosófico da Biodanza, é apaixonada pelas novas iniciativas de educação que vem aflorando na humanidade. É co-fundadora e colaboradora no círculo social e na comunicação do Instituto Nhandecy.

  • Biodanza
  • Comunicação Social
  • Projetos Socioambientais

Olívia Braschi

Graduada em Direito pela PUC-PR, potencializadora de processos individuais e coletivos

Trabalha com desenvolvimento humano desde 2011. Tem foco das ativudades no autoconhecimento, educação lúcida e cultura de paz, promovendo cursos, palestras e vivências que auxiliam as pessoas a ampliarem seus horizontes visando uma vida plena. Atualmente tem difundido praticas restaurativas de elicitivas de transformação de conflitos além de coach e mentora voltada para a transição. Ainda atua com desenho colaborativo de projetos e consultoria para grupos e organizações. É uma pesquisadora da vida e das relações, além de uma boa contadora de histórias que busca compartilhar suas experiências, talvez iluminando também outras trilhas. ​

  • Direito
  • Desenvolvimento Humano
  • Consultoria em processos individuais e coletivos

Renata Sembay

Artista Digital e Videomaker.

Quintaleira, serigrafista por hobby. Mora em Curitiba/PR. Estuda Tecnologia em Gestão Ambiental e também Design de Games. Adepta dos softwares livres aplicados às arte digitais, ao design social, à comunicação popular e organizações com fins não lucrativos. Grande parte do conhecimento adquirido foi autodidata. Estudante para empreender em novas economias. É uma ecologista em curso de lapidação. Deseja desenvolver projetos de permacultura urbana com certificações estruturais, legais e ambientais.
www.sembay.com.br

  • Comunicação Digital
  • Gestão Ambiental
  • Tecnologias Livres

Carolina Tarasuk

Coach Ontológica, Professora de inglês, Comunicadora

Aprendiz e observadora, conectando práticas e perspectivas para uma abordagem holística de ser. Experiência morando em diversas cidades, estados e paises com diferentes costumes, culturas e pessoas. Formada em Liberal Arts pela universidade Sarah Lawrence em Nova York com foco em sociologia e arte. Certificada como Coach Ontológica e tem experiência com educação infantil centrada em valores. Foi participante dos programas Art of Hosting, Dragon Dreaming, Gaia EDE Paraná 2016, Jovens Profissionais do Desenvolvimento (JPD) e Germinar 2017. Trabalhou na Sociedade Global e atualmente é associada do Instituto Nhandecy, professora da Wizard e comunicadora na Oudiser Brasil.

  • Coach Ontológico
  • Professora de língua estrangeira
  • Comunicação Social

Nara Dagostini

Praticante da Teoria U, Facilitadora para criação de ambiente e clima saudáveis nas organizações e Facilitadora de Biodanza. 

Especialista em Marketing e MBA em Gestão Empresarial, 10 anos como gestora de Projetos de implantação de software nas áreas de plano estratégico, Gestão da qualidade, Gestão de riscos e Gestão de competências. Formação na Teoria U, na Arte de Anfitriar, Dragon Dreaming, entre outros métodos que conectam mente e coração, revelando novos paradigmas e formas de renovar a Gestão. Formação em Biodanza pela Escola de Biodanza Rolando Toro de Viamão-RS. Formada e praticante da leitura dos Registros Akáshicos, uma ferramenta para fortalecer o canal de escuta do campo sutil (conversas entre almas). Sócia na empresa Transformar Ltda, (Transformar negócios eprojetos em propósitos). Minha vida e meu trabalho se unem para realizar o propósito de levar inspirações e métodos que trazem um novo olhar aos Sistemas Organizacionais e de Comunidade. Membro da comunidade Nhandecy no Rio Grande do Sul, nutrindo espaços existentes ou criando novos espaços para espalhar as sementes do bem viver coletivo.

Viver com integridade entre o que Faço e quem Eu Sou é o que me move.

  • Facilitação de grupos
  • Biodanza
  • Gestão Empresarial

Comunidade de Apoio

Mais do que realizar projetos de impacto, Nhandecy se propõe em criar espaços de convivência e redes de apoio para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Ideias Inovadoras

Para quem busca experienciar propósitos de cuidado com a natureza e bem viver coletivo, sinta-se acolhido e compartilhe sua ideia!

Diálogos Verdadeiros

A prática da Comunicação Não Violenta trás aos círculos de relações os fundamentos de escuta ativa e falar com o coração, propiciando espaços seguros para a vulnerabilidade e diálogo aberto.

Paradigma Holísitico

No instituto Nhandecy nos propomos a aplicar e praticar conceitos e estudos em novas maneiras, muitas vezes mais complexas, ou simplficadoras, de ver e conviver no mundo.

Postagens Recentes

Conteúdo para encontrar inspiração para a transição…

Projeto Escutatória

O projeto tem o propósito de proporcionar um espaço seguro de escuta autêntica e acolhedora para estimular a construção de relações humanas de não violência.  Você já escutou uma concha? Aventure -se e venha se aconchegar no Projeto Escutatória. Sinta a distribuição...

Entre em contato!

Se vocês está interessado em conhecer mais sobre o nosso Insituto, envie uma mensagem, responderemos assim que possível!

Bastão da Fala