O Instituto Nhandecy celebra a afiliação com a Carta da Terra Internacional, que gestiona a cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Universidade para a Paz (Nações Unidas, Costa Rica).
A partir dessa afiliação, o Instituto Nhandecy se compromete a promover a Carta da Terra (CT) nas ações de sua comunidade para que os associados estejam sensibilizados com a CT , além de serem convidados a promover as atividades oferecidas pelo movimento a nível mundial.
A afiliação foi uma articulação e um esforço conjunto das associadas Edite Faganello e Daniela Carvalho por meio de iniciativas vinculadas à Rede Semear e das parcerias entre o Instituto Nhandecy e a Ecoletivo.
“Celebro esta aliança global que tem o propósito criar e apoiar ações para uma sociedade mais comprometida com a vida”, ressalta Edite, sócia-fundadora do Instituto Nhandecy.
Assista o vídeo da Carta da Terra:
Mas o que é a Carta da Terra?
A Carta da Terra é uma estrutura ética para ações que visam a construção de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica no século XXI. Ela articula uma mentalidade de interdependência global e responsabilidade compartilhada. Proporciona uma visão de esperança e convida à ação.
Co-criada por visionários no ano de 2000, convidamos os visionários de hoje a usar a Carta da Terra como referência para tomada de decisão e planejamento. Como demonstra o psicólogo e associado do Instituto Nhandecy, Adalberto Sabino, que recentemente fez a formação de educador Carta da Terra. Ativista de movimentos sociais há quase 30 anos, Sabino viu na carta uma visão ampliada para aplicar conhecimentos que visam a preservação da vida em todos os sentidos.
“É uma construção diária de amorosidade e de empatia pela preservação da vida, estar atento buscando incluir as pessoas e comunidade nesta consciência que necessita ser global, embora as ações sejam locais”, ressalta.
O texto da Carta da Terra começa com o preâmbulo, seguido pelos quatro pilares: respeito e cuidado com a comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica; Democracia, Não-Violência e Paz. E termina com o caminho a seguir:
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.”
Leia o texto da Carta da Terra na íntegra!
Tecendo a Carta da Terra no Paraná
Em unidade com a celebração dos 20 anos da publicação da Carta da Terra e, pensando na articulação e na semeadura dos princípios e valores da Carta da Terra, estamos propondo uma Jornada de Diálogos para discutirmos os temas atuais e convergentes com a construção de sociedades sustentáveis.
Devido à Seca que a Região Sul vem enfrentando, resolvemos começar nossa jornada pelo tema da água. Ela é um elemento integrador a todos nós, e, portanto, é um importante bem comum a ser cuidado.
Queremos desenvolver uma nova Cultura, que envolva a mudança de paradigma frente às relações de cuidado e uso da Água.
Os convidados para esse diálogo, vão nos apresentar um panorama da nossa realidade e as consequências da falta de resposta e mudança de atitudes, tanto individuais, coletivas e também na gestão da água.
Os fenômenos climáticos extremos estão postos como desafios para a construção do nosso futuro, urge um pacto intergeracional para salvarmos a toda comunidade de vida.
Venha com a gente! #JornadadeDialogosCT
Inscreva-se gratuitamente: https://ecolectivo.org/cartadaterra-1
Evento do Facebook https://www.facebook.com/events/1157398121319562/
Maiores informações: https://cartadelatierra.org