Programa de Incubação de Circuitos Econômicos Solidários

Programa de Incubação de Circuitos Econômicos Solidários

É com muita alegria que abrimos as inscrições para o PRIMEIRO Programa de Incubação de Circuitos Econômicos Solidários do Brazil e da América Latina. O Programa será em português e Espanhol e TOTALMENTE A DISTÃNCIA com a facilitação de
Euclides Andre Mance. – www.euclidesmance.net[email protected]

CONDIÇÕES PARA FAZER O PROGRAMA::
1. Formar um grupo mínimo de 5 participantes que farão os módulos a distância durante quatro meses e atuarão na organização do novo circuito.
2. Apresentar uma carta da pessoa jurídica (ONG, Associação, cooperativa, sindicato, etc) disposta a ancorar a organização do novo circuito pelo prazo de um ano.
3. Apresentar uma carta de apoio à iniciativa de organização do novo Circuito, firmada por 20 pessoas que poderiam vir a fazer parte dele como consumidores e/ou produtores.

DURAÇÂO:
09 meses (março á dezembro/2019, sendo:

a) A formação para a incubação durará quatro meses, com um módulo semanal e tarefas e estudos a serem realizadas entre um módulo e outro.

b) No final da formação ocorre a integração dos 20 participantes no circuito recém-criado, que passa por uma fase experimental de seis meses, recebendo o nosso assessoramento para dúvidas.

PROGRAMA: E DATAS:
1. Mapeamento de Consumo e de Oferta e sua conexão em rede [Ferramenta onLine – 11 de março de 2019)

2. Plano de Consumo e de Oferta [Ferramenta em Planilha – 18 de março de 2019]

3. Incluir demandas e ofertas nos catálogos [Ferramenta on Line, 25 de março de 2019]

4. Realizar Pedidos e Registros de Intercâmbios (compras, trocas e dádivas) [Ferramenta on Line – 01 de abril de 2019]

5. Elaboração de Plano de Sustentabilidade do Empório [Ferramenta on Line – 08 de abril de 2019]

6. Simulação de Fluxos num Circuito Local [Ferramenta em Planilha – 15 de abril de 2019]

7. Circuitos Econômicos do Capital e Circuitos Econômicos Solidários. [Conceitos e Estratégia – 22 de abril de 2019)

8. Fundo e Processos de Votação [Conceitos e Ferramenta on Line – 29 de abril de 2019]

9. Libertação de Forças Produtivas, Liberação de meios de intercâmbio e libertação econômica de comunidades humanas. [Conceitos e Estratégia – 06 de maio de 2019]

10. Simulação de Fluxos numa rede de circuitos: Reprodução Ampliada e Progressão do Valor Econômico. [Ferramenta em Planilha – 13 de maio de 2019]

11. Redes de Circuitos e Economia de Libertação. [Conceitos e Estratégia – 20 de maio de 2019]

12. Ferramentas de Administração – I [Conceitos e Ferramentas on Line – 27 de maio de 2019]

13. Ferramentas de Administração – II [Conceitos e Ferramentas on Line – 03 de junho de 2019]

14) Cooperativa Integral de Autogestão Comunitária – 10 de junho de 2019)
Neste módulo aborda-se aspectos legais do circuito e os elementos estatutários para a organização da Cooperativas Integral de Autogestão Comunitária.

CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA:
500,00 de março/19 até dezembro/19 para ate 5 participantes.

INSCRIÇÂO E FORMA DE PAGAMENTO:
Programa de Incubação de Circuitos clic aqui: http://www.solidarius.net/ead/cursos

FACILITAÇÂO:
EUCLIDES MANCE é filósofo e sócio-fundador do Instituto de Filosofia da Libertação. Lecionou na UFPR na década de 90. Publicou diversos livros, tais como A Revolução das Redes, Redes de Colaboração Solidária e Como Organizar Redes Solidárias. Colaborou na organização da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária e na criação do Solidarius Brasil, atuando na área de educação popular e no desenvolvimento de tecnologia da informação para a reorganização de fluxos econômicos – de consumo, intercâmbio, produção e financiamento – em sistemas de rede solidária. Desenvolveu a plataforma Solidarius.net que disponibiliza gratuitamente diferentes ferramentas de economia solidária on-line. Atuou como consultor contratado pela FAO e pela UNESCO em projetos de desenvolvimento local relacionados ao Programa Fome Zero e participou intensamente do processo organizativo da economia solidária no Brasil, bem como no assessoramento a iniciativas de economia solidária em países da América Latina e Europa. Mance desenvolveu as bases teóricas e metodológicas da economia de libertação, concentrando sua atenção sobre o bem-viver, os Circuitos Econômicos Solidários e sua articulação em redes econômicas de âmbito regional, nacional e internacional. Mais informações sobre sua atuação podem ser obtidas em euclidesmance.net e solidarius.net.
Euclides Andre Mance
+55.41.996194393
www.euclidesmance.net
[email protected]

APOIO:
EDITE FAgANELLO QUERER é Jardineira, Pedagoga, Eco educadora (para a prosperidade sustentável e cultura de paz). Designer social.
Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil. Formação em Dragon Dreaming, Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares, e participativos. Prática há mais de 25 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Facilitadora e coordenadora do Programa de Educação Gaia do Paraná desde 2011 e Gaia RS 2018. Co-fundadora do Instituto Nhandecy. Cofundadora da REDE SEMEAR :Semeadores de Paz. Focalizadora de grupos de práticas de Comunicação Não-Violenta e transformação de Conflitos. Tenho um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada

*Maiores informações: [email protected] ou
Edite Faganello: (41) 9 9927-3534
Euclides Mance (41) 9 96194393

Habilidades

Postado em

3 de junho de 2019

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =