Cine Café com Diálogo [Online Zoom] – 19 de abril, (Domingo), às 18:30

,
Cine Café com Diálogo [Online Zoom] –  19 de abril, (Domingo), às 18:30

Venha participar do Cine Café com Diálogo [online Zoom] com a Dra. Ana Lizete Farias e Bernadete Brandão
Filme: Happiness de Steve Cutts
19 de abril às 18h30

“Nós somos uma civilização insustentável, nós somos insustentáveis. Como é que então vamos produzir alguma coisa em equilíbrio?”.
Eliane Brum para o jornal El País neste dia 9 de abril.

Este é o desafio. Como podemos avaliar nossa atitude em relação ao consumo sendo influenciados por uma guerra de (des)informação que nos impulsiona a consumir sem pensar… Incrível que neste período de Isolamento social cortamos o nosso consumo pela metade e percebemos que conseguimos sobreviver [e claro a economia estará logo entrando em colapso]. Estamos todos implicados. Será mesmo que precisamos de tudo isto? E… a que custo estamos [in]felizes. A custo de quem e quantos…?

Eu quase que diria assim: como posso ser feliz se sei de pessoas infelizes ou seres prejudicados no processo de existência dos produtos que consumo?

Ana Lizete acaba de defender sua tese de doutorado no Meio ambiente e desenvolvimento, que fala sobre o “Mal-estar” surgido das questões ambientais, co-orientada por Enrique Leff, um dos grandes pensadores da sustentabilidade.

Este será o tema do nosso diálogo neste próximo domingo. Faça seu café e sente-se confortavelmente para este diálogo e mudança de visão coletiva.

Faça sua inscrição aqui receba o link para o zoom:
https://docs.google.com/forms/d/1OZHnLk5uGm7zv83hhimtnA1wjTrT6hQEufYr6h9TJE4/prefill

Ministrantes:

Ana Lizete Farias

PhD, Psicanalista, Esp. Risco Socioambiental | Professora | Palestrante | Pesquisadora Sofrimento Psíquico nas Questões Ambientais. Graduação em Geologia, pela UFRGS; mestrado em Geologia Ambiental, pela UFPR e, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Na academia, os trabalhos tem se direcionado à compreender os aspectos acerca do sofrimento psíquico na dimensão socioambiental, que são bastante complexos. Construiu uma carreira trabalhando em estudos ambientais em diversas áreas, desde consultora, coordenadora de planos de manejo de áreas protegidas, avaliações de impacto ambiental, relatórios de especialistas técnicos e auditorias ambientais. Trabalhou para diversas agencias e organismos internacionais como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ,IPC- Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (IABD), agências federais como o IPEA – Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) ; instituições do terceiro setor; setor financeiro ( especialista em risco socioambiental no BANCO REAL e GRUPO SANTANDER), indústrias (como gestora de sustentabilidade)..

Bernadete Brandão
Designer Industrial pela Ufpr [1984], e especialista em Administração Estratégica pela FAE/CDE, foi microempresário nos anos 80, onde ousou produzir com o resíduos de empresas madeireiras. Ligada as causas ambientais, balizou por mais de 30 anos seus projetos de produto na área de móveis a tônica na sustentabilidade ambiental e social na cadeia produtiva. Com uma formação em psicologia em Biossíntese e experiência em meditação budista, voltou a atenção ao ser humano e formas de ultrapassar o sofrimento. Além de produção de mais de 180 móveis, e prêmios na área de Design e Sustentabildade, entre eles um 1º. lugar no Prêmio Nacional de Ecodesign [2002] e IF DESIGN [2009], atuou com comunidades desde 2000 e foi consultora da FAO através do Ministério da Integração Nacional. É diretora da Escola livre Design ao Vivo, criadora de cursos de formação em Ecodesign e Slow Design entre outros.

Esta é uma atividade realizada pela Design ao Vivo em parceria com o Instituto Nhandecy, que tem uma campanha da Benfeitoria para você aderir e receber diversos benefícios do Instituto, com propósito de promover ‘Um Bem-Viver coletivo’.

Saiba mais:
https://benfeitoria.com/nhandecy

Para maiores informações sobre a Escola Design ao Vivo /Nossos cursos e atividades:
www.designaovivo.com.br

Mais informações: 
https://www.facebook.com/events/676087486550023/

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1OZHnLk5uGm7zv83hhimtnA1wjTrT6hQEufYr6h9TJE4/prefill

 

 

Habilidades

Postado em

14 de abril de 2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =