CURSO DE PERMACULTURA URBANA CONVIDA:
Oficina sobre Energia Humana e as Bicimáquinas

das 9h às 12h

Inscrições: http://pdc.institutonhandecy.org.br/oficinas/
Valor de troca: R$50,00
Evento no facebook: https://goo.gl/vfxQCW

A partir de um panorama geral sobre o consumo de energia, veremos a aplicação do Design para a criação de produtos úteis no nosso dia a dia, observando como o uso da energia humana pode atender necessidades básicas e gerar renda.

Conheceremos a funcionalidade e aplicabilidade das bicimáquinas na criação de eletrodomésticos entre outras máquinas, como trituradores, liquidificadores e bombas da água.

Como prática, utilizaremos as biciliquadoras para a criação de produtos que geram renda. Como é feito na Guatemala pelos coletivos Maya Pedal e Bici-Tec. Por não terem acesso a energia elétrica e diversas máquinas, a solução foi criar as bicimáquinas, como trituradores, liquidificadores etc. Foi neles que nos inspiramos em começar o Instituto Energia Humana – IEH.

O IEH tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos Sustentáveis, de Educação Ambiental, Mobilidade Urbana, com ênfase em ciclo-mobilidade, Alimentação Saudável, Cultura e o que vier pelo caminho. Busca soluções alternativas ao uso da energia elétrica a partir da reciclagem de bicicletas abandonadas ou usadas, além de promover a mobilidade urbana não motorizada e a energia humana. O Instituto trabalha em colaboração com entidades, ongs, escolas municipais, universidades, desenvolvendo atividades e oficinas.

Conheça mais sobre o IEH, nossa bicimáquinas e as ações que promovemos, acesse nossa página no Facebook.

https://www.facebook.com/curta.ieh

• Yasmim Reck
Designer.
Amadora da Cidade. Acredita na Mobilidade Ativa como forma de ampliar a consciência das relações com / no espaço público.
Atua desenvolvendo projetos de bicicletários pela Bike Fácil, ativista na ONG Cicloiguaçu e Co-fundadora do IEH.

• Ivo Reck Neto
Engenheiro Ambiental, Especialista em Transporte Terrestre, Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Um dos fundadores do Instituto Energia Humana, organização criada com o objetivo de desenvolver e apoiar atividades e projetos que buscam a sustentabilidade no uso de energia e na mobilidade urbana. Membro integrante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), organização que promove a ciclomobilidade em Curitiba e no Paraná. Entusiasta da fotografia e de todos os tipos de manifestações e expressões urbanas.

À tarde acontece também a Oficina Utilizando a Energia Solar!

www.pdc.institutonhandecy.org.br