O Curso de Transformação de Conflitos, Estudos de Paz e Equilíbrio Emocional, que será realizado em Curitiba pelo Instituto Nhandecy e Paz & Mente, com o apoio da Cátedra de Paz da UNESCO – Innsbruck, Mecon Brasil e Instituto Zep Tep, fundamenta-se em três eixos que serão descritos a seguir:

A filosofia das pazes transracionais, primeiro eixo do Curso, é uma construção teórica da Cátedra de Paz da UNESCO, Innsbruck, Áustria, que aborda de forma ampla o conceito de “Paz”, integrando a complexidade da experiência humana. Esta corrente filosófica propõe a observação da intrincada teia sistêmica das inter-relações, nas suas diversas dimensões e na conexão entre o aspecto interior e exterior da paz, levando em conta o tempo e o espaço onde o indivíduo está inserido, bem como o modo pelo qual se relaciona consigo e com o mundo. No módulo “Estudos de Paz”, serão estudadas as cinco famílias de pazes: paz energética, paz moral, paz moderna, paz pós-moderna e, por fim, paz transracional, que abarca todas as demais pazes, integrando-as e explorando-as, para além de seus limites. As cinco famílias de pazes servem como perspectivas interpretativas sobre a paz, de acordo com contextos históricos e culturais, e relações concretas vivenciadas por indivíduos.

O segundo eixo do Curso é a transformação de conflitos. Compreendemos que conflitos, além de serem processos que naturalmente decorrem dos relacionamentos humanos, são condutores de mudanças, gerando oportunidades de crescimento e aumento da compreensão sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre nossa estrutura social. Assim, nossos estudos sobre a Transformação de Conflitos partem de uma proposta de transformação inter e intra pessoal e entendem que os principais desafios não residem nos conflitos em si, mas na maneira pela qual lidamos com eles.

Assim, neste módulo serão explorados os seguintes temas:
– As camadas da transformação de conflitos por elicitação: do intrapessoal ao global;
– O agente transformador de conflito: elemento em transformação no sistema conflitivo – características, formação, reflexão e ação;
– Métodos elicitivos para a transformação de conflitos – perspectivas a partir dos estudos de paz e das práticas de auto-conhecimento e transformação social;
– Dançando conflitos, desdobrando a paz: teoria e prática sobre a dança e o movimento espontâneo como método para a transformação de conflitos com ênfase no âmbito intrapessoal. Exploração de elementos como: corpo, respiração, presença, espaço/tempo, energia, força, tensão e inter-relacionalidade.

Já no terceiro eixo do Curso, equilíbrio emocional, serão explorados os quatro equilíbrios mentais e as respectivas práticas advindas da Ciência Contemplativa. Os quatro equilíbrios mentais nessa perspectiva são: conativo, atencional, cognitivo e emocional. Também iremos estudar as sete emoções universais e suas funções. Como a maior parte de nós não teve treinamento emocional desde a infância, as emoções ainda são um universo que preferimos não lidar atentamente. A ausência de cultivo desta habilidade gera diversos conflitos intra e interpessoais e, por vezes, rupturas relacionais. Assim, neste módulo iremos alinhavar diversas metodologias de transformação de conflitos estudadas no âmbito dos estudos das emoções e refletir como podemos lidar com nossas emoções sem que nos deixemos ser seqüestrados por elas.

O curso é destinado a todas as pessoas interessadas em ampliar seu conhecimento prático e teórico no entendimento e na transformação da realidade social e pessoal a partir de uma perspectiva ampla da paz e do conflito e do cultivo do equilíbrio emocional.

PROFESSORES:

CERYS TRAMONTINI é idealizadora, co-fundadora e Diretora da Pós em Transformação de Conflitos & Estudos de Paz no Brasil, em parceria com a cátedra de Paz da UNESCO, Áustria e Instituto Santa Barbara na Califórnia, EUA. Diretora e fundadora do Paz & Mente, Educadora, possui Mestrado em Paz, Segurança Internacional pela Universidade de Innsbruck-Áustria. Professora certificada internacionalmente no curso Cultivando o Equilíbrio Emocional pelo Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência, na Califórnia, EUA. Facilitadora em mediação de conflitos com base na comunicação não violenta e no método elicitivo de transformação de conflitos. Facilitadora de meditação, Membro-colaborador do colegiado budista Brasileiro, Docente voluntária do Núcleo de Estudos Orientais da Universidade Federal de Santa Catarina, na disciplina de Pensamento Oriental. Docente da Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Izen. Todo o seu trabalho baseia-se na transracionalidade, com foco no equilíbrio emocional.

LUÍS BRAVO possui Mestrado em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos pela Universidade da Basileia, Suíça, e pela Cátedra de Estudos de Paz da UNESCO na Universidade de Innsbruck, Áustria. Facilitador e pesquisador em paz e transformação de conflitos, com foco nos temas da transracionalidade, não-violência e Justiça Restaurativa. Desenvolve atividades como palestrante e professor no campo dos Estudos de Paz e Conflitos, e como facilitador de processos circulares, mediação e práticas restaurativas. Desde 2004, exerce a advocacia na área criminal. Atualmente, é membro docente da Pós-Graduação (latu sensu) em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz do Instituto Paz e Mente, Florianópolis/SC.

PAULA FACCI é professora da Pós Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz no Instituto Paz e Mente, SC. É doutoranda em Estudos de Paz e Conflitos pela Universidade Jaume I, Espanha, e mestre em Paz e Transformação de Conflitos pela Universidade de Innsbruck, Áustria. Em 2016 foi pesquisadora visitante no Center for Justice and Peacebuilding, Estados Unidos. Autora do livro “On human potential: peace and conflict transformation fostered through dance”. Dança desde criança e trabalhou durante 5 anos com projetos sociais e de educação popular. Dedica-se atualmente à pesquisa e formação nas áreas de paz e práticas elicitivas de transformação de conflitos.

PROGRAMA DO CURSO: 
45 horas/aula divididas em 3 módulos de 15 horas cada, assim divididos:

I MÓDULO – Estudos de Paz 
Professor: Lúis Bravo
Datas: 16 e 17 de setembro e 2017

II MÓDULO – Transformação de Conflitos 
Professora: Paula Facci
Datas: 21 e 22 de outubro de 2017

III MÓDULO – Equilíbrio Emocional 
Professora: Cerys Tramontini
Datas: 11 e 12 de novembro de 2017

HORÁRIOS:
Aos sábados, das 08:30 às 18:00
Aos domingos, das 08:30 às 17:00

VALORES DA TROCA FINANCEIRA:
*Valor de todo o curso (3 módulos).
*Pagamentos parcelados atraves de deposito programado ou cheque.
R$ 1.050,00 em 3 x 350,00, com possibilidade de parcelamento em ate 4x com o 1o deposito ate dia 20.08.2017

INSCRIÇÕES AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYNAOuPNPQlOlYFq6OLuZirgKJqiCZtbcTxXZTpCFWK9bdVA/viewform

MAIORES INFORMAÇÕES:
Tel. (41) 9 9927 3534 Edite (whatsapp)
E-mail: [email protected]om
www.pazemente.com.br e http://institutonhandecy.org.br/