FORMAÇÃO EM “CIRCUITOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS” 2017

UMA OUTRA ECONOMIA É POSSIVEL!

MÓD. I – AGO 17 (19-22h), 18 (19-22h), 19-10 (8h30 – 18h00)
MÓD. II – SET 1 (19-22h), 2-3 (8h30 – 18h00)

Informações: [email protected]
(41) 9 9927-3534 (whatts)

Realização: Instituto Nhandecy e Solidarius (http://www.solidarius.com.br/)
Apoio: CEAAL

O propósito da formação é compartilhar e construir conhecimentos significativos na prática da Economia Solidária, potencializando capacidades para:

– Desenhar e aplicar novas estratégias na construção de sistemas de intercâmbios solidários;
– Mapear fluxos econômicos locais;
– Implementar uma comunidade de prática de diálogo e aprendizagens;
– Cocriar um projeto político econômico regional emancipador.

Esta formação é parte do movimento latinoamericano que busca construir outro modelo econômico, onde se privilegia o ser humano e as relações nas diversas dimensões. A Economia Solidária é uma proposta de construção de outro mundo possível que inclui os aspectos social, econômico, cultural, ecológico e político para o Bem Viver.

O programa foi desenhado com base na pedagogia impulsionada na América Latina por Paulo Freire, a Educação Popular que oferece, além de uma visão e compreensão geral da Economia Solidária (ECOSOL), a própria prática da mesma quando na construçao de Circuitos Econômicos Solidários locais, durante a formação. Nas práticas do curso serão vivinciados os princípios e valores da Economia Solidária, proporcionando que as pessoas e organizações os assumam no dia a dia como projeto transformador.

Oferecido em diferentes países da América Latina e do Caribe pelas seguintes organizações: CEAAL (http://www.ceaal.org/), Dinamismo Juvenil (http://www.dinamismojuvenil.org.mx/), a DVV International (https://www.dvv-international.de/), a Rede SOLIDARIUS (http://www.solidarius.com.br/) e, no Brasil, o Instituto Nhandecy ancora e coordena o processo de formação.

A formação compreende 2 módulos presenciais, num total de 44 horas presenciais em 2 finais de semana.

Módulo I – (17, 18, 19 e 20 de Agosto/2017)
•Conceitos básicos de economia de libertação;
•Como realizar um diagnóstico de fluxos econômicos e projetar o atendimento de consumo sob demanda;
•Sistemas de intercâmbio Solidário: integrando fluxos monetários e não-monetários;

Modulo II – (1, 2 e 3 de Setembro/2017
•Circuito Econômico Solidário: integrando catálogos de compras, trocas e dádivas;
•Ferramentas de TI de www.solidarius.net para Circuitos de Economia Solidária.
•Como assegurar um fluxo permanente de valores econômicos para um Fundo de Economia
Solidária autogestionado pela comunidade;
•Libertação de forças produtivas e livre-apropriação de valores de uso nos Circuitos de Economia Solidaria

Participantes da Formação têm presença garantida na formação online entre CES – Circuitos Econômicos Solidários – da América Latina e Caribe e o SIS – Sistema de Intercâmbio Solidário Internacional, de 2 de outubro a 11 de novembro de 2017.

Investimento: R$ 595,00 (ou em 2x de R$298).
*Ao praticarmos a economia solidária estamos abertos também a receber parte das contribuições em outras formas de trocas – se tem uma oferta ou necessidade fale conosco!

Inscrições: https://goo.gl/CjLZZX
Informações: [email protected]
(41) 9 9927-3534

UMA OUTRA ECONOMIA É POSSIVEL!

Facilitação e assessoria:
Euclides André Mance – Autor da metodologia de Circuitos Econômicos Solidários. Filósofo pós-graduado em Antropologia Filosófica é um dos principais teóricos da Economia Solidária e da Filosofia da Libertação na América Latina. É Consultor da UNESCO, e do Programa Fome Zero. Desde 1999 vem apoiando a organização de redes colaborativas, particularmente no campo da economia solidária. Com este objetivo concebeu e desenvolveu algumas ferramentas de Tecnologia da Informação que voluntariamente mantém à disposição de diversas redes solidárias, entre as quais o portal www.solidarius.com.br. Em 2000 participou da criação da Rede Brasileira de Sócio-economia Solidária – RBSES, colaborando intensamente com esta Rede desde então. Nos últimos anos atua como facilitador em eventos de economia solidária e como conferencista em eventos civis ou governamentais em diferentes países.

Coordenação:
Edite Faganello Querer – Jardineira, Pedagoga, Eco educadora (para a prosperidade sustentável e cultura de paz). Designer social. Co-fundadora do Instituto Nhandecy. Entidade articuladora no PR do Centro de Formaçao em Economia Solidaria (CFES II). Desde de 2008 atua na formaçao de Economia Solidaria, faz parte da coordenação do primeiro Circuito Econômico Solidário no Brasil, em Curitiba, realizado pelo Instituto Nhandecy com assessoria de Euclides Mance. Especialista em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Formação em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos. Pos graduaçao em Transformaçao de Conflitos e Estudos de Paz. Dragon Dreaming. Consultora do PNUD pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares e participativos. Prática há mais de 25 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil. Facilitadora e coordenadora do Programa de Educação Gaia do Paraná ( desde 2011 a 2016). Focalizadora de grupos de praticas de CNV – Comunicação Não-Violenta. Tem um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada Ser. Tem como propósito maior a cada dia se tornar mestre-aprendiz da vida que se manifesta através de meu SER.

Equipe de Apoio:
Amanda Malucelli – Educadora, Anfitriã de Ambientes de Aprendizagem Transformadora, membro do Instituto Nhandecy, faz parte da coordenação do primeiro Circuito Econômico Solidário no Brasil, em Curitiba, realizado pelo Instituto Nhandecy com assessoria de Euclides Mance. Coordenou e facilitou programas com foco no desenvolvimento humano integral, impacto social e desenvolvimento sustentável; através da facilitação, mentoria, e o desenho de metodologias de aprendizagem colaborativa. Graduada em Comunicação Social, certificação em Gestão de Projetos para o Desenvolvimento (PMD), Ferramentas de Transformação Cultural (Barrett), participante Art of Hosting, Dragon Dreaming, Educação Gaia, entre outros.