Por Nara Dagostin

O movimento Gaia Education retornou ao RS após de 7 anos trazendo luz e potencializando comunidades no interior do Rio Grande do Sul.  O programa foi  ancorado pelo Instituto Nhandecy, com um time de 7 mulheres que sonharam juntas sua concretização. Após quase dez meses construindo as etapas de planejamento formamos um time de 4 pessoas sendo elas integrantes do Instituto Nhandecy de Curitiba e RS (Edite e Debora, Nara e Matthias). Neste percurso realizamos rodas de inspiração Gaia na capital e no interior do estado e a realização do programa aconteceu de abril a outubro deste ano.

“Neste time algumas pessoas já vivenciaram essa formação e outras se aproximam por acreditar numa vida mais humana e sustentável. O Gaia RS 2018 foi escolhendo os locais de acordo com a energia de cada dimensão, bem como de acordo com a chegada dos participantes.”

Programa Gaia Education é um um processo de (trans)formação integrado que incorpora em sua missão o Design para Sustentabilidade. É chancelado pela ONU e representa uma ação do Pacto com a Unesco pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acontece em mais de 40 países, criando espaços de reflexões, geração e trocas de saberes para realização de projetos de transformação pessoal e comunitária em favor da promoção da cultura ecológica.

 

 

GAIA ITINERANTE

De forma inédita o Programa Gaia aconteceu de forma itinerante, mobilizando e espalhando sua energia e suas sementes em diversas regiões do estado. O processo articulou  hospedagens e caronas solidárias não só entre participantes mas também nas comunidades anfitriãs. O Gaia RS 2018 formou um grupo de 25 pessoas das cidades como Lajeado, Arroio do Meio, Colinas, Santa Cruz do Sul, Canela, São Francisco de Paula, Viamão, Bento Gonçalves e Porto Alegre.

DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

Datas e comunidades por onde o GAIA RS passou com facilitadores de diferentes lugares do Brasil.

– Dimensão Social: 13, 14 e 15 de Abril de 2018 – Local: Jardim Botânico na cidade de Lajeado; – Taisa Mattos
– Dimensão Ecológica: 4, 5 e 6 de Maio de 2018 – Local: Fundação Rincão Gaia na cidade de Rio Pardo; – Thomaz Lotufo  e Débora Rocha
– Comunidade de Prática: 6, 7 e 8 de Julho de 2018 – Local: Instituto Criara na cidade de Estrela;- Raphael Autran
– Dimensão Econômica:  20, 21 e 22 de Julho de 2018 – Local: Laboratório de Inovação Social na cidade de Santa Cruz do Sul; Ezio Faganello e Euclides Mance.
– Dimensão Visão de Mundo: 3, 4 e 5 de Agosto de 2018 – Local: Sincronário da Paz na cidade de Canela; Cacá
– Comunidade de Prática: 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro de 2018; Jardim Botânico na cidade de Lajeado;
– Mandala das 4 Dimensões: 5 e 6 de Outubro de 2018; Local: Jardim Botânico na cidade de Lajeado 

CIDADES EM TRANSIÇÃO E TURISMO SUSTENTÁVEL

Essa trajetória despertou e potencializou o espírito de comunidade além do grupo participante, gerando ações nas cidades, tais como workshops Cidades em transição e Turismo Sustentável.

O Propósito que nos guia é: “Tornar consciente o amor incondicional que recebemos da Terra”.

“Vejo e sinto que em cada um este proposito está se manifestando e gerando empoderamento, uma vez que está nos encorajando a abrir olhos, ouvidos e coração para o Som da Terra. Além de nos proporcionar a experiência de resgatar os princÍpios de viver em comunidade, talvez este seja o maior aprendizado!”

Uma vivencia de 7 meses para reaprender a Criar comunidade Além do Eu e Você; Viver bem dentro dos limites do planeta; Dar sentido do lugar; Escutar o som da Terra.

“Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade”

gratidão a todos que disseram Sim a este chamado!!❤❤🌍