O que é?

O Programa Gaia Education é um um processo de (trans)formação integrado que incorpora em sua missão o Design para Sustentabilidade. É chancelado pela ONU e representa uma ação do Pacto com a Unesco pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acontece em mais de 40 países, criando espaços de reflexões, geração e trocas de saberes para realização de projetos de transformação pessoal e comunitária em favor da promoção da cultura ecológica.

Como é realizado em Curitiba?

Em Curitiba acontece desde 2011, com edições anuais orientadas pelo currículo internacional, aberto a desenhos específicos para cada edição e lugar onde é realizado, o que as torna sempre experiências únicas. O percurso é desenvolvido através da Mandala das Quatro Dimensões: Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo e em cada encontro são convidados facilitadores do conhecimento específico de cada dimensão, estes facilitadores são grande fonte de inspiração para a mudança pessoal e coletiva. Acontecem também as Comunidades de Práticas, espaço-tempo para aplicação e experimentação do conhecimento holístico e integrado que é acessado durante o caminho das quatro dimensões.

Quais foram os frutos da edição 2016?

O processo de aprendizagem que é pensado para agregar práticas da Pedagogia do Círculo, da Comunicação Não Violenta, de conceitos de desenvolvimento projetos coletivos como jogo Oásis e a metodologia da Teoria U. Os participantes vão do sutil, envolvendo a abertura pessoal, passando pelo relacionamento e envolvimento do coletivo até a realizar ações para a transformação social e ecológica.

Dentre as práticas coletivas surgiram os projetos:

  • Comunicação Não Violenta nas Escolas: potencializando o diálogo nas ocupações em Curitiba e Litoral do Paraná.
  • Gaia na Praça: ampliando o relacionamento comunitário no entorno da Casa da Transição.
  • Gaia no Shopping: transformando resíduos da praça de alimentação em compostagem.
  • Gaia nas Escolas: aplicação da metodologia Gaia Education com jovens lideranças.
  • Há também outros projetos que estão sendo idealizados…

 

Como fazer para participar em 2018?

Está chegando o Programa Educação Gaia Paraná 2018!!!

É com muito amor e alegria em nossos corações que compartilhamos com vocês que mais uma edição do Programa Educação Gaia Paraná está se aproximando. Link do evento PR no facebook

O propósito do Gaia PR 2018 é semear e cultivar um ambiente de apoio, cuidado, e regeneração da vida, por meio da conexão individual, em comunidade e com Gaia.

A edição 2018 acontecerá a partir de fevereiro, com um encontro imersivo por mês, totalizando 161 horas de atividades teórico-vivenciais.

Os encontros acontecerão nas datas a seguir, começando nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas, sábados das 9 às 20 horas e domingos das 9 às 18 horas.

Neste momento, é importante que você reserve as datas para estar conosco em todos os encontros:
– Dimensão Social: 23, 24 e 25 de Fevereiro
– Dimensão Ecológica: 16, 17 e 18 de Março
– Comunidade de prática: 27, 28 e 29 de Abril
– Dimensão Econômica: 25, 26 e 27 de Maio
– Dimensão Visão de Mundo: 22, 23 e 24 de Junho
– Comunidade de prática: 27, 28 e 29 de Julho
– Mandala das Quatro Dimensões: 24, 25 e 26 de Agosto

Se você se sentir chamado à estar conosco neste processo, nosso pedido é para você demonstrar sua intenção de participar preenchendo o formulário de inscrição disponível neste link: http://bit.ly/gaiapr2018
Em breve divulgaremos encontros para você se conectar com as pessoas que que estão sustentando o processo e com os gaianos das outras edições.
Coordenação:
– Maria Edite Faganello
– Débora Rocha
– Amanda Malucelli
– Camilla Beatrise Bezerra Bispo
– Carolina Tarasuk

Facilitadores:
DIMENSÃO SOCIAL
– Maria Edite Faganello Querer
– Débora Rocha
– Taísa Mattos

DIMENSÃO ECOLÓGICA
– Raphael Autran
– Tomaz Lotufo

DIMENSÃO ECONÔMICA
– Euclides Mance
– Ézio Faganello
– Mônica Picavêa

DIMENSÃO VISÃO DE MUNDO
– Carolina Beer Simas
– Maria Edite Faganello Querer

COMUNIDADE DE PRÁTICA
– 
Camilla Beatritse
– Amanda Malucelli
– 
Carolina Tarasuk
– Bernardete Brandão

Tecelãs
Amanda Malucelli, Camilla Beatrise, Carolina Tarasuk, Débora Rocha, Edite Faganello, Patricia Maciel & Isabella Isolani.