O GAIA PR 2025 tem o propósito oferecer espaços e práticas de cuidado das nossas relações para a regeneração de nossas biorregiões.

Um mundo de comunidades resilientes, profundamente conectadas e biorregionalmente responsáveis, prosperando por meio de práticas regenerativas já é possível e vem sendo desenhado há muitos anos em todo o planeta. Desde 2006, O Gaia Education Internacional tem apoiado com sucesso a implementação de mais de 300 programas em 06 continentes. Internacionalmente para grupos diversificados de pessoas com uma ampla gama de formações profissionais e acadêmicas, interessadas em assumir um papel ativo na transição para a sustentabilidade. 

O Gaia Education Internacional apoia a cocriação de culturas regenerativas, oferecendo programas educacionais transformadores e aprendizagem baseada em projetos para indivíduos e organizações que lideram mudanças sistêmicas. Comunidades em todo o mundo aprimoraram seus sistemas sociais e naturais usando a estrutura de Sistemas Integrais 4-D da Educação Gaia, para que prosperem dentro dos limites planetários, regenerem o ambiente natural e permitam que todo o potencial humano floresça.

A Aprendizagem Baseada em Projetos de Educação Gaia se destaca como um exemplo de aprendizagem dinâmica. Aqui, as partes interessadas não apenas adquirem habilidades essenciais e ferramentas analíticas, mas também se envolvem ativamente em soluções reais para os desafios da construção de assentamentos sustentáveis. Nossas ferramentas e modelos ressoam profundamente com comunidades tradicionais e indígenas, oferecendo-lhes estratégias holísticas para gerenciar seus ambientes e aldeias, ao mesmo tempo em que enfrentam as vulnerabilidades das mudanças climáticas.

Esses projetos defendem abordagens integradas para a gestão da terra, promovendo solos mais saudáveis, rendimentos nutricionais abundantes e resiliência climática fortalecida. Além disso, capacitam comunidades a estabelecer empreendimentos sociais e negócios locais, preservando suas culturas, alimentos e ecologias únicas, ao mesmo tempo em que cultivam a vitalidade econômica e a diversidade.

Uma abordagem holística do design para a sustentabilidade e regeneração
O curso Educação Gaia para o Design da Sustentabilidade e Regeneração oferece uma abordagem integrada de sistemas completos, guiando você por quatro dimensões centrais da sustentabilidade:

  • A Dimensão Social se concentra na base de comunidades equitativas, inclusivas e participativas. Exploraremos a importância da justiça social, como criar espaços de visão compartilhada e ação colaborativa e como promover uma comunicação compassiva.
  • A Dimensão Visão de Mundo nos ajuda a refletir sobre como nossas crenças e valores moldam o mundo que projetamos. Nesta seção, exploraremos as conexões pessoais e coletivas com a natureza, rituais para momentos importantes em nossos projetos e práticas para cultivar o bem-estar profundo em nossas vidas e comunidades.
  • A Dimensão Ecológica voltaremos nosso foco para a própria Terra – como trabalhar em harmonia com a natureza, regenerar ecossistemas e projetar sistemas que sustentem a vida. Você aprenderá sobre permacultura, neutralidade de carbono e como projetar sistemas de água e alimentos que sustentem ecossistemas prósperos.
  • A Dimensão Econômica se aprofunda em como podemos criar economias alternativas que beneficiem as pessoas e o planeta. Aqui, você descobrirá modelos de empresas sociais, finanças éticas e ferramentas para projetar negócios que funcionem dentro dos limites da natureza.

O PERCURSO: sábados das 9:00 às 19:00 e domingos das 9:00 às 18:00

  1. Dimensão Social: 13 e 14 de setembro
  2. Dimensão Ecológica: 27 e 28 de setembro
  3. Comunidade de Práticas: 11 e 12 de outubro
  4. Dimensão Econômica: 25 e 26 de outubro
  5. Dimensão Visão de Mundo: 8 e 9 de novembro
  6. Comunidade de Práticas: 22 e 23 de novembro
  7. Integração da Mandala das Dimensões: 13 e 14 de dezembro

Para receber informações sobre o Programa basta preencher o formulário de interesse https://bit.ly/interesseGaiaPR2025 

SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO GAIA – DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

O Programa de Educação Gaia foi criado por um consórcio de educadores denominado “GEESE” (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth) que tem se reunido desde 1998 em diversos países com o objetivo de formular um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Suas raízes estão nas experiências e lições aprendidas pelas ecovilas mais bem sucedidas de várias partes do mundo, que estão desenvolvendo comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas.

O Gaia Education é um membro do Programa de Ação Global da UNESCO (http://www.gaiaeducation.org/index.php/en/how/global-action-programme) e um participante ativo da família de ONGs associadas do seu Departamento de Informação. Acontece em mais de 40 países, criando espaços de reflexões, geração e trocas de saberes para realização de projetos de transformação pessoal e comunitária em favor da promoção da cultura ecológica. É chancelado pela ONU e representa uma ação do Pacto com a Unesco pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O Programa é organizado com uma combinação de reflexões teóricas com atividades práticas, que potencializa o empoderamento dos indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Com essa proposta, o Educação Gaia busca educar para a transição para uma cultura sustentável, de alcance global e aplicação local.

Precisa de mais alguma informação? Fale conosco! 

Por email: [email protected]

No Instagram: @institutonhandecy

Pelo facebook: https://www.facebook.com/InstitutoNhandecy 

Anfitriões: 

Débora Rocha, Edite Faganello e Diego Baptista

 

Edite Faganello

Edite Faganello

Anfitriã

Jardineira de plantas e de pessoas, pedagoga, professora de pós graduação, Eco educadora, permacultura, agente de paz e designer social. É especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Formação em Dragon Dreaming, Justiça restaurativa e Círculos de Paz, com prática há mais de 30 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Praticante da comunidade Art of Hosting Brasil; Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares, e participativos;  Facilitadora e coordenadora do Programa de Educação Gaia do Paraná desde 2011 e do Gaia Rio Grande do Sul em 2018.  Cofundadora do Instituto Nhandecy. Focalizadora de grupos de práticas de Comunicação Não Violenta e Transformação de Conflitos.  Facilitadora da Academia Brasileira de Líderes Ubuntu. Líder das Danças da Paz Universal certificada pela International Network of Dances of Universal Peace e cozinheira intuitiva.

Débora Rocha

Débora Rocha

Anfitriã

É doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE UFPR) com doutorado-sanduíche no programa Sustentabilidade Ambiental e Bem Estar na Universidade de Ferrara (Itália). Pesquisadora no JararacaLab – Laboratório de Tecnopolíticas Urbanas. Professora universitária no curso de arquitetura e urbanismo na Uninter. Avaliadora na Revista Brasileira de Gestão Urbana – URBE.  

Trabalha há mais de 10 anos no ecossistema de impacto, dedicando-se à expansão do movimento global de Empresas B no Brasil e no Paraná como multiplicadora, co-gestora da comunidade local, articuladora de comunidades temáticas e na equipe executiva do Sistema B Brasil. Faz parte da equipe de consultoria da “Go.Next: governança corporativa e sucessão familiar”, especialista em criação e implementação de estratégias ESG. Gestora programática na Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom) – movimento empresarial global que tem por objetivo erradicar a pobreza. 

Facilitadora credenciada pelo Gaia Education desde 2017, faz parte da coordenação pedagógica, facilitadora e equipe realizadora do Gaia PR desde 2014, e no Rio Grande do Sul em 2018. Associada ao Instituto Nhandecy desde 2012, focalizadora de vivências em Comunicação Não Violenta (CNV), Permacultura Urbana (PDC) e sociocracia. Facilitadora gráfica e designer social.

Diego Baptista

Diego Baptista

Anfitrião

Consultor na Facilitação Profunda vem atuando com as abordagens de bem estar, desenvolvimento interior e traumas coletivos com mentorias para lideranças e empreendedores(as) sociais, como facilitador em oficinas e avaliador de programas de incubação e aceleração de negócios de impacto. Facilitador credenciado pelo Programa Educação Gaia de Design para a Regeneração com foco na dimensão social e visão de mundo, coordenou o Programa Educação Gaia na Ecovila Piracanga e na Chapada dos Veadeiros, facilitador em processos de mudança sistêmica multissetoriais há 15 anos, foi empreendedor social em uma OSC por 12 anos e professor universitário por 8 anos, realizou consultorias para governos, empresas, universidades, institutos, fundações e agências da ONU. Mestre em Gestão Urbana com especializações em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Estratégia e Sustentabilidade Empresarial, Psicologia Social e Comunitária, formado em Relações Internacionais. Certificações em Liderança Ecossistêmica da Teoria U pelo Presencing Institute, Lideranças Informadas pelo Trauma pelo Pocket Project, Mudança Sistêmica Centradas na Cura pelo Collective Change Lab e Chief Wellbeing Officer pela World Happiness Foundation. Participante do Cluster Brasil dos Objetivos de Desenvolvimento Interior, mentor, facilitador e avaliador no Projeto Legado, Programa Biocidades, Hub de Inovação Climática, Salto Aceleradora, Impact Hub Curitiba, atualmente facilitador do Programa Reservas da Biosfera da UNESCO e consultor na Pesquisa DNA Empreendedorismo Social e Programa Legado Interior no Instituto Legado de Empreendedorismo Social.

Ana Carolina Simas

Ana Carolina Simas

Facilitadora Dimensão Social

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestre (2001) e Doutora (2013) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação Sustentável e Aprendizagem Transformadora, Wageningen University, Holanda. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Equipe de coordenação e também instrutora de: Amazonas (AmaGaia), Brasil, 2013 Viçosa, Brasil, 2015-16, Instrutora nas edições: Rio de Janeiro, Brasil, 2012, Belo Horizonte, Brasil, 2012, Nazaré Uniluz, Brasil, 2015, Maputo, Moçambique, 2018, Rio Grande do Sul, Brasil, 2018 e Paraná, Brasil, 2018

Tomaz Lotufo

Tomaz Lotufo

Facilitador Dimensão Ecológica

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do coletivo Sem Muros Arquitetura Integrada. Na produção de projeto arquitetônico, tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e impacto social positivo.

Bernadete Brandão

Bernadete Brandão

Facilitadora Dimensão Ecológica

Ecodesigner e budista, é diretora da Escola Design ao Vivo e criadora do Programa Ecodesign. É professora e autora de cursos para a transição na sustentabilidade, entre eles do Design e Compaixão, Design para o Consumo Ético e Consciente, Slow Design, Ecodesign Thinking, entre outros. É designer de produto, formada pela Universidade Federal do Paraná (1983), especialista em Administração Estratégica (1986). Prêmio Nacional de Ecodesign em 2002, e IF PRODUCT DESIGN AWARD em 2008 em produtos sustentáveis, prêmio Gestão e Meio Ambiente pela CNI na categoria Pequenas e Médias Empresas por duas vezes. Autora premiada de diversos produtos ecossustentáveis, constrói o seu conhecimento através do estudo e ação prática em equipes de colaboração, empresas e comunidade. É também consultora em Gestão do Design, Design estratégico e Design sustentável.

Euclides André Mance

Euclides André Mance

Facilitador Dimensão Econômica

Euclides André Mance, nascido em 21/09/1963, é doutor em filosofia pela UFABC, mestre em educação pela UFPR, especialista em antropologia filosófica pela UFPR, bacharel e licenciado em filosofia pela UFPR. Foi professor de Filosofia da Ciência, Lógica e Filosofia Latino-americana em instituições de ensino superior no Brasil (1987-2003), entre elas, a UFPR. Criou a plataforma Solidarius (2006), que fornece soluções de T.I. para a organização e funcionamento de Circuitos Econômicos Solidários e Redes Colaborativas de Economia Solidária. Atuou como consultor em projetos da UNESCO (2004) e FAO (2005-2006). É membro da coordenação geral do Instituto de Filosofia da Libertação e Coordenador Executivo de Solidarius Brasil. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia de libertação, economia solidária, filosofia da libertação, teorias de rede e tecnologia da informação.

Ézio Alves Faganello

Ézio Alves Faganello

Facilitador Dimensão Econômica

Ézio Alves Faganello (masculino) – EDE Gaia Curitiba 2011, Economista, com pós-graduação em Gestão Financeira e Políticas Públicas. Atualmente cursando pós-graduação em Administração Pública e Sociedade. Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. Atua principalmente com agricultura familiar, com foco no desenvolvimento local e regional. Ativista do Movimento de Economia Solidária. Membro do CEFES – Centro de Formação em Desenvolvimento Econômico, onde atua com formação para empresas solidárias. Integra a coordenação do Programa de Educação para a Sustentabilidade Gaia Educação Paraná (2011, 2012 e 2013). É cofundadora e integrante do Coletivo do Instituto Nhandecy.

Rose Marie Inojosa

Rose Marie Inojosa

Facilitadora Dimensão Visão de Mundo

Advisor do Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (earthcharter.org). Conselheira e ex Diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Prefeitura do Município de São Paulo, de 2006 a 2012 e 2017. Facilitadora do Programa Carta da Terra em Ação, UMAPAZ, de 2009 a 2025 (20 turmas). Participante do Curso Design em Sustentabilidade Gaia Education, em São Paulo, 2006 – 1ª turma no Brasil, em São Paulo. Coordenadora Adjunta do mesmo curso, na UMAPAZ, de 2007 a 2010, e tutora do Módulo Visão de Mundo do Gaia em versão on line, em 2014 e 2015. Participante do Gaia Education realizado pelo Instituto Nhandecy, em Curitiba, em 2018. Coordenadora do Curso de Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade, UNESP∕PMSP, 2010-2011. Conteudista e facilitadora dos Cursos Vivenciais Ação Climática e Carta da Terra em 2020 e Carta da Terra e os Biomas Brasileiros – Cerrado, em 2021, realizados pela Associação Alternativa Terrazul, Centro Internacional Carta da Terra e parceiros. Organizadora das coletâneas Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso – A experiência da UMAPAZ (São Paulo: SVMA, 2012) e Educação para o Desenvolvimento sustentável: Metodologias e Experiências (Curitiba:CRV, 2018). Autora dos livros REGENERA: Desafios da Regeneração e a Carta da Terra (Centro Internacional Carta da Terra e Universidade para a Paz, em 2022, disponível no site www.earthcharter.org) e Discursos Perigosos – Violência, Internet, Paz Social (Ed.Viseu, 2024) . Doutora em Saúde Pública (FSP∕USP) e MS em Ciências da Comunicação (ECA∕USP). 

Jovina Kaingang

Jovina Kaingang

Facilitadora Dimensão Visão de Mundo

É uma mulher indígena que há 37 anos faz parte da história de Curitiba. Sua vida é marcada por uma luta incansável por justiça e preservação do meio ambiente. Desde cedo, Jovina tem sido uma flecha que abre caminhos para aqueles que acreditam em um futuro melhor, lutando pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da nossa terra. Esteve à frente da conquista da Kakané Porã, primeira aldeia indígena em contexto urbano da Região Sul do Brasil, e da Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba.

Eloy Nhandewa

Eloy Nhandewa

Facilitador Dimensão Visão de Mundo

É uma mulher indígena que há 37 anos faz parte da história de Curitiba. Sua vida é marcada por uma luta incansável por justiça e preservação do meio ambiente. Desde cedo, Jovina tem sido uma flecha que abre caminhos para aqueles que acreditam em um futuro melhor, lutando pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da nossa terra. Esteve à frente da conquista da Kakané Porã, primeira aldeia indígena em contexto urbano da Região Sul do Brasil, e da Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba.

 Kandieiro

Kandieiro

Facilitador Dimensão Social

Zelador Cultural, Mestre de Capoeira, Defensor Popular, Doutor Honoris Causa, um dos idealizadores e vozes da Linha Preta, poeta, ativista, professor e percussionista, detém esses e outros saberes que reforçam a dimensão da representatividade negra em Curitiba e no estado do Paraná.

Luciane S. Sato

Luciane S. Sato

Facilitadora Dimensão Visão de Mundo

Mestre em Psicologia Social e Institucional, Psicóloga, com formação em Massagem Bioenergética, Psicoterapeuta Corporal Somática, Biossíntese e Constelação Sistêmica, Curadora Prânica. 15 anos de experiência no desenvolvimento e atuação em soluções educacionais para o desenvolvimento humano voltadas para diferentes públicos, nos mais diversos contextos: organizacional e institucional, em diversas modalidades – presencial, a distância, impresso, digital, etc. Com experiência em atuação e pesquisa na área de Mídias na Educação e Educação a Distância (EAD), Psicologia Social e Institucional, Psicologia Cognitiva e Projetos de Aprendizagem. Atua em atendimento clínico, na abordagem psicocorporal e energética. Integra a coordenação do Programa de Educação para a Sustentabilidade Gaia Educação Paraná (2011, 2012 e 2013). É cofundadora e integrante do Coletivo do Instituto Nhandecy.