“Chegará o momento de rever os danos que causei à Terra” (manifesto Gaia RS)

Em Julho 2019 durante a construção do programa Educação Gaia RS,  nasce este manifesto. Com ele também nasce seu propósito de “Reconectar com a VIDA e tornar consciente que Somos a Terra”.

Em setembro de 2020 demos o primeiro passo em direção à realização desse sonho, que nasce com os anfitriões e se torna um sonho coletivo, com o evento de lançamento da 5a. edição do Programa Educação Gaia RS, contando com a presença do Lama Padma Samten falando sobre “Reconectar-se com a Vida”. 

Confira como foi assistindo o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qtxVeR-FICk&feature=youtu.be 

 

O PERCURSO:

Sim, neste momento, onde Gaia se manifesta pedindo com clareza uma mudança da humanidade no olhar e caminhar neste planeta, iniciamos o pulso para a 5a. edição GAIA RS com uma pré-jornada aberta on line, de setembro a dezembro de 2020, para abrir o campo, nos conectar, acolher e integrar todos que  sentirem ressonância com este percurso. 

As datas da pré-jornada aberta online são: 

  • 01|Out:       Dimensão Social
  • 05|Nov:     Dimensão Ecológica
  • 10|Dez:     Dimensão Econômica e Visão do mundo

Te convidamos a estar conosco nesta construção coletiva para o Gaia RS 2021! 

Para receber informações sobre o Programa e sobre os próximos encontros, coloque seu contato no formulário https://forms.gle/PkixbC8tj7Hbf4PV8

Em 2021, temos a intenção de realizar um percurso híbrido, compondo encontros virtuais e presenciais, ao longo de 6 meses. 

A jornada híbrida (presencial + online) será fechada para participantes que realizarem sua inscrição e tiverem disponibilidade de participar de todos os encontros (pelo menos 90% do tempo).

A composição do percurso prevê: reuniões on-line para abordagem do conteúdo relacionado à uma das quatro dimensões da sustentabilidade + um encontro presencial mensal imersivo, para aprofundamento dos conteúdos e prática. E a cada dois meses, um encontro presencial da Comunidade de Prática. 

Previsão das datas:

Março/2021:   Dimensão Social

Abril/2021:      Dimensão Ecológica + Comunidade de Prática

Maio/2021:     Dimensão Econômica

Junho/2021:   Dimensão Visão do mundo + Comunidade de Prática

Julho/2021:    Mandala das Quatro Dimensões    

SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO GAIA – DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

O Programa de Educação Gaia foi criado por um consórcio de educadores denominado “GEESE” (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth) que tem se reunido desde 1998 em diversos países com o objetivo de formular um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Suas raízes estão nas experiências e lições aprendidas pelas ecovilas mais bem sucedidas de várias partes do mundo, que estão desenvolvendo comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas.

O Gaia Education é um membro do Programa de Ação Global da UNESCO (http://www.gaiaeducation.org/index.php/en/how/global-action-programme) e um participante ativo da família de ONGs associadas do seu Departamento de Informação. Acontece em mais de 40 países, criando espaços de reflexões, geração e trocas de saberes para realização de projetos de transformação pessoal e comunitária em favor da promoção da cultura ecológica. É chancelado pela ONU e representa uma ação do Pacto com a Unesco pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O Programa é organizado com uma combinação de reflexões teóricas com atividades práticas, que potencializa o empoderamento dos indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Com essa proposta, o Educação Gaia busca educar para a transição para uma cultura sustentável, de alcance global e aplicação local.

Precisa de mais alguma informação? Fale conosco! 

Por telefone: 51 99689 4781 Nara Dagostini

Por email: [email protected]

No Instagram: @institutonhandecy

Pelo facebook: https://www.facebook.com/InstitutoNhandecy 

Nosso grupo do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HnwElWLbSdJ…

Anfitriões: 

Débora Rocha, Edite Faganello, Matthias Schineider, Nara Dagostini e Tiago Guerra.