Gaia Education

“É uma combinação de reflexões teóricas com atividades práticas, para o empoderamento dos indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades.”

Mais de 240 programas EDE (Ecovillage Design Education) foram formalmente certificados ou re-certificados em 48 países em seis continentes. Mais de 14.000 participantes já participaram dos EDEs em todo o mundo e a satisfação manifestada pelos participantes é de 95% (Gaia Education, 2017).

Recentemente, O Gaia Education foi convidado para se tornar um dos principais parceiros do Programa de Ação Global da UNESCO sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS, entre 70 instituições selecionadas de ensino mundial.

Saiba mais… »

 

Cursos e Vivências Dragon Dreaming

“Um sistema vivo de criar projetos e organizações de sucesso para a Grande Virada.”

Dragon Dreaming é um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis.

IMG_2244

Saiba mais… »

 

Grupo de Práticas de Comunicação Não-Violenta

“O Grupo de Prática de Comunicação Não-violenta existe em Curitiba desde outubro de 2011, fruto de um feliz encontro entre a Rede CNV Brasil e a Educação Gaia Paraná.”

Baseada em princípios como paz, amor, autonomia, autenticidade e liberdade, a CNV focaliza nossa atenção no coração do sentido por trás de nossas ações e palavras, lá onde pulsa nossa humanidade compartilhada, facilitando a redescoberta da cooperação e o empoderamento pessoal.

cnv-3-enc-20

Saiba mais… »

 

Segurança Alimentar

“A Semente é a fonte da vida e do primeiro elo da cadeia alimentar.”

Quem controla as sementes, controla nossas vidas, nossa comida e nossa liberdade. Acreditamos que na semente e no solo encontramos as respostas para cada uma das crises que enfrentamos.

Sementes 4 Incluir site

Saiba mais… »

 

Rede Semear

 

Rede Semear Brasil

Fundada em 2018 pelas jardineiras Daniela Carvalho e Edite Faganello, a Rede Semear nasce com o propósito de “Oferecer um espaço virtual de aprendizagem e práticas para a cultura da não violência no Brasil e América Latina”

A Rede nasce para consolidar as práticas já realizadas pelas fundadoras em espaços presenciais desde os anos 90.

As ações da Rede acontecem 100% em ambientes virtuais, oferecidas para toda a América Latina.

 Espaço de apoio mútuo para a AÇÃO! 

 

 

Circuito Econômico Solidário

“Acreditando que uma outra economia é possível estamos construindo circuitos solidários locais..”

Movimento latinoamericano que busca construir outro modelo econômico, onde se privilegia o ser humano e as relações nas diversas dimensões. A Economia Solidária é uma proposta de construção de outro mundo possível que inclui os aspectos social, econômico, cultural, ecológico e político para o Bem Viver.

circuito-economico-solidario-curitiba

Saiba mais… » 

 

Cursos e Vivências de Cultura de Paz

“Acreditamos que podemos construir outros mundos possíveis junt@s!”

Que tal organizarmos nossas ações em favor da Cultura de Paz exercitando nossa convivência?
O objetivo deste grupo, provisoriamente chamado de Movimento de Cultura de Paz/PR é compartilhar, apoiar e articular ações e projetos co-criando uma nova cultura: da paz, do amor, do cuidado com o planeta, com pessoas e com todos os seres.
Somos um grupo de pessoas e instituições privadas e públicas, inspiradas pelo propósito de fortalecer a Cultura de Paz em Curitiba e no Paraná, acreditando que um mundo melhor é possível.

cultura-de-paz

Saiba mais… » 

 

Cursos e Vivências de Danças da Paz

“A verdadeira mensagem da Dança abre os horizontes de vida para todos os que têm uma necessidade de expressar a beleza…”

sem nenhum outro instrumento que não seja seus próprios corpos, sem aparatos, sem depender de nada , nem de outros ou de qualquer outro espaço.”Ruth Saint Dennis.

DSCN1449 Incluir no site

Saiba mais… » 

 

Círculo de Mulheres

“Círculos de Mulheres podem ser vistos como um movimento evolucionário e revolucionário…”

que está escondido por trás de uma imagem aparente: parece ser apenas um grupo de mulheres reunidas, mas cada mulher e cada Círculo está contribuindo para algo muito maior.” Jean Shinoda Bolen – O Milionésimo Círculo.

DSC09207 SITE

Saiba mais… »

 

Jardins Comestíveis

Todo jardim começa com um sonho..

Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles…. Rubem Alves

 

Mandala 3.1

Saiba mais… »

 

Projeto Escutatória

Escutando mentes, corações e almas

O projeto tem o propósito de proporcionar um espaço seguro de escuta autêntica e acolhedora para estimular a construção de relações humanas de não violência. 

Você já escutou uma concha?

Aventure -se e venha se aconchegar no Projeto Escutatória.

Sinta a distribuição do som, permitindo que o eco, ressoe e te convide a sincronicidade do seu próprio equilíbrio. Contribua com o seu olhar e sua vibração na equidade e purificação da atmosfera, fortalecendo a conexão universal.

Projeto Escutatória nasceu do encontro entre escutadoras interessadas em vivenciar diálogos harmoniosos, acolhedores e providos de  trocas empáticas e justas nas distintas relações sociais. 

Esse encontro foi possível por meio do curso Desatando Nós: Como mediar conversas difíceis, em 2020, cocriado pela Rede Semear, Instituto Nhandecy e E-coletivo e facilitado por Daniela Carvalho e Edite Faganello

Neste curso, a proposta era desenvolvermos habilidades de comunicação intrapessoal e interpessoal baseados na teoria e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV)*. 

Ao longo do curso, foram feitos diálogos nos quais as pessoas se permitiam serem observadas por uma visão mais sistêmica, mais ampla, identificando as necessidades que estão para além das palavras e reconhecendo essas necessidades como básicas e vitais. 

O curso gerou um processo de encontro, reconhecimento de pares empáticos, identificação entre as pessoas para além da teoria da CNV, gerando o objetivo de nutrir comunidades como uma forma de estar na vida. 

Após o término do curso, o grupo que participava se identificou no desejo de dar continuidade aos encontros de alguma forma. Neste processo, algumas pessoas escolheram ficar e outras não, e assim, foi gerado esse novo grupo de convivência e trabalho e passamos a nos encontrar semanalmente com o objetivo de criarmos uma forma de oferecer ao mundo e praticar aquilo que ganhamos no curso da Rede Semear.

Queremos te escutar!

Para saber mais, acesse: 

 

Curso de Permacultura Urbana (PDC)

“Permacultura significa cultura permanente. Trata-se de uma ciência de design ecológico pautada por três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes e recursos.”

Visa tornar os assentamentos humanos sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações. A Permacultura é uma prática multidisciplinar que integra terra, recursos, pessoas e meio ambiente em sistemas mutuamente benéficos, sem desperdício, em circuito fechado, como vemos na natureza.
IMG_0671b

Saiba mais… »

 

Conversas Significativas

“Como podemos reconhecer e nutrir nossos sistemas de apoio?”

Dialogar para transformar: aprofundar a prática e expandir a capacidade de influenciar o mundo com formas poderosas e pacíficas de identificar e expressar seus sentimentos e necessidades.
Um convite para a prática do diálogo baseada na Comunicação Não-Violenta.

 

Transformação de Conflitos

“Um processo simples e estruturado para organizar a comunicação em grupos que desejam prevenir e transcender os conflitos.”

Para além de tomar decisões de forma eficiente, mas, acima de tudo, é um espaço seguro para construir relacionamentos saudáveis, com qualidade. No círculo é possível atender os sentimentos e as necessidades de todos.

CNV Hub fotos

Saiba mais… » 

Cursos e Vivências de Danças Circulares

“Encontros para a dançar em grupo, cultivando a união, o movimento em harmonia com o silêncio interno.”

Exercitar a presença. Um momento descontraído, divertido, de movimentos e coreografias simples, acolhendo com tranquilidade a sabedoria e a capacidade de movimento de cada um que compõe o círculo!

Um encontro aberto a todos que sentirem estar num círculo em movimento.
Pré requisito: apenas a disponibilidade para dançar!

dancas circulares