No último domingo (9) o Instituto Nhandecy ministrou oficina sobre o Circuito Econômico Solidário (CES), em Florianópolis, durante o 11º Encontro do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida de Agroecologia.

O objetivo da oficina, ministrada por Amanda Malucelli e Ezio Faganello, foi compartilhar as experiências do circuito econômico que vem sendo implantado pelo coletivo Nhandecy desde de junho de 2016, sendo a primeira iniciativa no Brasil com a assessoria técnica do autor desse método, Euclides Mance, que articula e mobiliza redes de diversas partes do mundo, na área de Economia Solidária e Economia da Libertação.  

Mance é autor de diversos livros  como: “A  revolução das redes”, “Constelação Solidarius: as fendas do capitalismo e sua superação sistêmica”, “Fome Zero e a Economia Solidária”, dentre outros traduzidos para o espanhol, italiano e grego (os livros sobre a metodologia e a práticas do Circuito Econômico Solidário ainda não saíram em Português).

Nos últimos anos o filósofo da libertação vem se dedicando ao Circuito Econômico Solidário, uma tecnologia social que reorganiza solidariamente os fluxos econômicos de um território, através de compras coletivas, trocas, oferta de dádivas e serviços, tudo numa plataforma digital livre. Tem como finalidades o Bem Viver Coletivo dentro de uma comunidade ou rede, fortalecendo a economia local, a libertação das forças produtivas e a ampliação de oportunidades de livre apropriação.

Saiba mais sobre como funciona nosso circuito pelo Bem Viver