O curso de Permacultura Urbana está sendo realizado em quatro módulos de maneira melhor adaptada à realidade de quem vive e trabalha na cidade. Cada encontro de final de semana abordou as temáticas do currículo PDC (Certificated Permaculture Design Course), intercalados com Oficinas sobre cada assunto, que são comunidades de prática.

Já foram realizados os módulos:
– Introdução à Permacultura,
– Água e Energia, e
– Agroecossistemas.

O IV e último módulo do PDC (Curso de Permacultura) acontecerá no Sítio Maydê, uma instituição parceira que tem como propósito a realização de eventos relacionados ao desenvolvimento humano.
O tema principal deste último encontro do programa são Sistemas Construtivos e terá a facilitação conduzida por Raphael Autran.

Será um encontro de imersão, isto é, os participantes conviverão em tempo integral através de atividades teórico-práticas correlatas ao tema, numa dinâmica de ensino-aprendizagem potencializada por este formato de encontro.

Principais aspectos a serem abordados durante o encontro:
– A origem das construções e a arquitetura vernacular
– Sistemas construtivos convencionais
– Sistemas construtivos alternativos
– Materiais e tecnologias: alternativas para cidades mais sustentáveis;
– Atividade prática: construção de paredes à base de terra crua, a partir de diferentes técnicas, tais como: terra ensacada; cordwood e pau-a-pique.

INSCRIÇÕES: http://pdc.institutonhandecy.org.br/inscricoes/
As vagas são limitadas e devem ser confirmadas até 20/06.
O valor de troca é de R$350,00. Em caso de necessidades particulares ou outras propostas, entre em contato.

Endereço do Sítio Maydê: Rua Virginio Arcie 98 – Capivari – Colombo/Paraná
Nos organizaremos em caronas coletivas. 👍🏾
Saíremos do Instituto Nhandecy às 18h de sexta-feira (23/06).
Rua: Dom Alberto Gonçalves, 556 (esq. com Paulo Graeser Sobrinho)

* Raphael Autran
Bioconstrutor, Gaiano, Permacultor e Oceanógrafo
Através da Baobá, atua profissionalmente com assessoria, planejamento, qualificação de mão de obra e execução de construções sustentáveis, com ênfase para os ambientes costeiros.
É pesquisador de diversas técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, como: reaproveitamento de materiais da construção civil; construções com terra ensacada; cordwood; taipa de mão (pau-a-pique); telhado vivo; saneamento ecológico.