Grupo de Práticas de Comunicação Não-Violenta

O Grupo de Prática de Comunicação Não-violenta existe em Curitiba desde outubro de 2011, fruto de um feliz encontro entre a Rede CNV Brasil e a Educação Gaia Paraná.

A Comunicação Não-violenta (ou Comunicação Compassiva, ou simplesmente CNV), desenvolvida pelo Dr. Marshall Rosenberg e sua equipe ao longo dos últimos 45 anos, convida-nos a explorar novas possibilidades de comunicação eficaz, em parceria e com compaixão. Baseada em princípios como paz, amor, autonomia, autenticidade e liberdade, a CNV focaliza nossa atenção no coração do sentido por trás de nossas ações e palavras, lá onde pulsa nossa humanidade compartilhada, facilitando a redescoberta da cooperação e o empoderamento pessoal.

Grupos de Prática de CNV existem em várias cidades ao redor do planeta, auxiliando no desenvolvimento de nosso poder de co-criar o mundo em que queremos viver. Diferentemente de um grupo de estudos – que poderia, por exemplo, estudar a obra de Marshall por meio apenas de discussões teóricas – os encontros dos grupos de prática caracterizam-se justamente pela práticaefetiva de exercícios que buscam facilitar a assimilação dos conceitos-chaves da CNV e auxiliar na integração desta forma de comunicação na vida cotidiana. Assim, para que a prática seja fluida é recomendada a leitura prévia da obra “Comunicação Não-violenta”, de Marshall Rosenberg e/ou a participação anterior em alguma vivência sobre CNV.

Em nossos encontros, há um ambiente propício para trocas de experiências das vivências dos participantes, de forma a criar um campo de conexão segura para as mudanças que cada um deseja para si.

Se você quer praticar a Comunicação Não-violenta, venha compartilhar sua experiência e participar de nosso grupo!