Na foto, Jacob Levy Moreno (1889-1974), criador do Psicodrama

Na última semana, a Rede Semear – rede vinculada à Ecoletivo Brasil e ao Instituto Nhandecy – promoveu o Encontro Temático Online “Psicodrama: Da Centelha Divina à CoCriação das Relações”, com a facilitadora associada, Liziana Rodrigues de Souza.

Os encontros temáticos da Rede Semear são um espaço que construímos juntos para nutrir e fortalecer o que acreditamos, nele compartilhamos a nossa perspectiva e vivemos essa experiência de comunidade.

Conversamos com Liziana, que além de Psicodramatista em formação, é uma das profissionais engajadas no Instituto Nhandecy. Confira na entrevista um pouco sobre o que ela abordou no encontro.

O que é Psicodrama? E o que abordou na Live?

LR- A FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama, traz esse conceito, que me faz total sentido: Psicodrama ou Socionomia pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação/drama. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma.

Na live dei ênfase a história pessoal de Moreno, porque ela aparece e se reedita em suas obras e princípios e trouxe também alguns conceitos como Centelha Divina, Conserva Cultural, Matriz de Identidade, Espontaneidade e Criatividade. Percebi que houve um encantamento no grupo, de uma forma geral, em relação aos princípios, que a meu ver, realmente é encantador e provocante demais.

Como que essa abordagem pode beneficiar as pessoas? Qual é o seu objetivo?

LR – O psicodrama mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades (FEBRAP).

É uma especialização da área de psicologia e existem duas modalidades: o Psicodrama Terapêutico (para psicólogos/as e médicos/as) e o Psicodrama Socioeducacional (para outras graduações). Ambos têm a mesma finalidade, ou seja, o desenvolvimento da espontaneidade e criatividade para potencializar a participação das pessoas no coletivo. O primeiro trabalha com técnicas de psicoterapia, ou seja, com foco terapêutico. O outro tem um foco sociopedagógico.

Em Curitiba existem duas escolas de formação em Psicodrama.

A abordagem também oferece outras técnicas que não se referem somente ao teatro. Há possibilidades de diálogos entre quem é atendido e o psicodramatista, até porque é uma prática que estimula a relação, o vínculo e a autonomia. Psicodrama para além de ser uma intervenção social e terapêutica, também é uma filosofia de vida. A Filosofia do Momento ou a Filosofia do Aqui e Agora!

Durante o encontro da Rede Semear, você mencionou a possibilidade de um grupo de estudos. Como irá funcionar?

LR- Será uma iniciativa que estará ancorada dentro da Rede Semear, porque foi lá que apareceu a Centelha Divina (termo utilizado no Psicodrama) que inspirou a formação desse grupo, a partir da live. Eu estruturarei e coordenarei as atividades. Estamos em processo de organização para seguir na proposta. O objetivo maior é ter um espaço de troca de experiência e conhecimento teórico e prático. Todo movimento do grupo será interpretado à luz do Psicodrama.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato comigo pelo meu whats (41) 99194.5556.

Sigamos nesse coletivo saudável!!