O Instituto Nhandecy, através de um coletivo de pessoas e parceiros, realiza a partir deste sábado (8), das 9h às 12h, o Café colaborativo que irá abrir a primeira edição do Programa de Design de Permacultura Urbana (PDC), em Curitiba.

Além de uma breve explicação sobre o curso, os participantes inscritos e interessados também participarão da peça de teatro proposta por um dos facilitadores do curso, Wil Som.

O curso de Planejamento Permacultural busca capacitar os participantes a planejar territórios com mínimo impacto ambiental e social a partir da gestão sistêmica de recursos naturais que visam à produção de energia, alimento e recursos hídricos.

Serão ao todo quatro fins de semana, no período de 8 de abril a 25 de junho/2017. O percurso da formação será composta também por cinco oficinas e duas visitas de campo para aplicação e aprofundamento que serão ofertadas no intervalo entre um módulo e outro, abordando os principais conteúdos de cada módulo na prática.

 

O que é Permacultura?

A Permacultura é uma prática multidisciplinar que integra terra, recursos, pessoas e meio ambiente em sistemas mutuamente benéficos, sem desperdício, em circuito fechado, como vemos na natureza. Esta ciência foi criada pelo australiano Bill Mollison na década de 70 e visa tornar os assentamentos humanos sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações.

O diferencial desse curso, segundo o facilitador Raphael Autran, é que todo o conhecimento teórico-vivencial proposto poderá ser aplicado no contexto urbano. “Vejo muitas pessoas sonhando em sair da cidade para ter uma vida mais sustentável e próxima da natureza. Mas o convite é que possamos ampliar nossa capacidade criativa de integração com a natureza em todos os lugares, inclusive no espaço urbano”, ressalta.

Segundo os organizadores do programa, quase todas as vagas estão preenchidas, mas ainda dá para garantir a inscrição até a manhã deste sábado, acessando: http://pdc.institutonhandecy.org.br/inscricoes/

A entrada do café colaborativo é franca. O convite é para que cada um leve alimentos/bebidas para compartilhar. Se for possível traga a sua caneca, pois evitamos o uso de descartáveis.

 

Abertura Oficial Curso de Permacultura Urbana em Curitiba

Quando: 08 de abril (sábado) – das 9h às 12h

Local: Instituto Nhandecy: Rua Dom Alberto Gonçalves, nº 556 esquina com Paulo Graeser S. – Mercês – Curitiba/PR

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/796314210518147/

Mais sobre o PDC: http://pdc.institutonhandecy.org.br/

PDC 2017