por Fernanda Dorta

Desde que iniciou a pandemia do Covid-19, os seres humanos estão sendo convocados a meditar profundamente suas atitudes individuais e coletivas.

Este momento, então, não seria um contexto favorável para você (re) pensar como é possível transformar seus conflitos internos e externos em todos os campos da sua vida?

É nesta perspectiva de olhar para dentro e experimentar outro jeito de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o mundo que a Comunicação Não-Violenta (CNV) atua. A CNV é uma abordagem sistematizada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg que nos ensina essencialmente a nos conectarmos com o que está vivo em nós.

Enquanto visão de mundo, a CNV está baseada em princípios como paz, amor, autonomia, autenticidade e liberdade. É um caminho de volta pra casa, à redescoberta da cooperação e o empoderamento pessoal. Segundo a especialista em Cultura de Paz e sócia-fundadora do Instituto Nhandecy, Edite Faganello, quem escolhe praticar CNV está progressivamente qualificando suas relações através do exercício contínuo da empatia e do diálogo. “Acreditamos que somente praticando vamos abrindo-nos ao exercício da compaixão”, ressalta.

“À medida que vamos aprendendo a falar do coração, estaremos a mudar os hábitos de uma vida.”

(Marshall B. Rosenberg)

 CNV no Instituto Nhandecy

Programa Gaia Education (2011)

A atuação do Instituto Nhandecy com a Comunicação Não-Violenta iniciou antes mesmo de sua fundação, junto à primeira edição do Programa Internacional Gaia Education de Formação para Sustentabilidade (GEN/UNESCO), em 2010, na cidade de Curitiba. Este primeiro grupo de prática de CNV surgiu através do facilitador Dominic Barter, na dimensão social do programa,  o que colaborou para formação dessa organização do terceiro setor que vem contribuindo há quase dez anos para formação de comunidades sustentáveis, principalmente nas cidades. 

De lá pra cá o instituto já formou inúmeros grupos de prática de CNV, em diferentes formatos e para diferentes públicos auxiliando escolas, universidades, ecovilas, educadores e empreendedores a compreenderem uma outra forma de se comunicar para uma cultura regenerativa de paz e não-violência.

Mas por onde começar esse caminho de transformação se fomos pouco ensinados a ouvir nossas necessidades internas, quem dirá ouvir e acolher às necessidades do outro?   Marshall B. Rosenberg  organizou alguns componentes importantes como a Observação, Identificação dos sentimentos, Identificação de necessidades e a formulação de um pedido como passos a serem seguidos,  não necessariamente de forma linear, neste processo de autodescoberta.

Desde que a psicóloga Izabela Zampier teve contato com a CNV, em 2015, logo percebeu que esses princípios faziam muito sentido para sua vida. A psicóloga chegou a levar a CNV para seu campo profissional no intuito de compartilhar com as pessoas suas descobertas, mas percebeu que a comunicação não-violenta ainda estava num campo muito teórico. “Foi praticando no Instituto Nhandecy que percebi essa congruência do pensar, sentir e agir que a abordagem propõe”, afirma. Izabela além de se tornar associada do Nhandecy hoje atua como uma das facilitadoras de CNV do instituto. Além dela, a organização conta com outros facilitadores associados: Edite Faganello Querer, Camilla Beatritse, Olívia Braschi, Daniela Piaggio, Isabella Isolani, Liziana Rodrigues , Débora Rocha e Pedro Bessa.

Pratique você também

Atualmente o Instituto oferece uma prática online gratuita uma vez por mês para quem nunca fez e um grupo de prática permanente que acontece pelo Zoom todas às sextas-feiras para pessoas e profissionais que pretendem aperfeiçoar suas relações a partir de um contato mais profundo e empático no seu cotidiano.

Para Ana Terra, fazer parte do grupo de prática está lhe convidando a se aventurar no seu mundo interior, para então tentar entender o outro. “O desafio é grande, mas esses dias de prática me deram a certeza de que precisamos tornar nossa vida mais maravilhosa. O amanhã não existe: a  mudança que queremos tem que ser de agora em diante como um ponto de partida para que nos tornemos pessoas melhores”, conclui.

Para fazer parte do Grupo de Prática de CNV do Instituto Nhandecy, acompanhe nossa agenda e nossas redes sociais. Esta é uma atividade que faz parte dos talentos ofertados na Campanha Benfeitoria.  Para apoiar nossa comunidade na construção do Bem Viver, colabore na campanha de financiamento coletivo e contribua para ajudar + pessoas a transformarem o mundo. Apoie aqui:  https://benfeitoria.com/nhandecy

Ilustração/ arquivo internet