No último final de semana de julho tivemos nosso primeiro encontro de “Colo e Empatia”. Nosso convite propôs uma manhã de diálogos e práticas que possibilitaram conversas mais significativas e transformadoras em nossas relações familiares e afetivas.

Além de pais e mães, nosso círculo foi composto por bebês de colo e engatinhantes, que entre chorinhos e risos, nos apoiaram criando um ambiente acolhedor e amoroso.

Convidamos para juntos investigarmos possibilidades para uma maior conexão, para que os conflitos sejam realmente uma oportunidade de compartilhar experiências nesta caminhada.

Usamos algumas ferramentas e conhecimentos como a Comunicação Não Violenta (CNV), a Pedagogia do Círculo e a Transformação de Conflitos e Estudos de Paz. Mas, mais  do que métodos, este é um chamado para praticarmos juntos.

Neste primeiro dia investigamos um pouco do porquê nos comunicamos, como a comunicação é uma construção conjunta de sentido, e os diversos mitos que envolvem a comunicação como o não-julgamento, a passividade, a ideia de forma ideal, o que ou como falar. A partir disto, seguimos observando o que é mais fundamental em nossas vidas e como todos estes princípios são compartilhados entre nós e constituem “nossa humanidade compartilhada”.

Nossa caminhada seguirá para os nossos sentimentos e como observamos e reconhecemos o que está por trás deles e, mais ainda, o que está por trás das palavras. E tudo isso para que, entrando em contato com nossos sentimentos e necessidades, e também com os das pessoas com as quais compartilhamos nosso cotidiano, possamos realmente fazer pedidos satisfatórios e que sirvam à vida.

Além deste teremos mais cinco encontros este ano. Cinco oportunidades para aprofundarmos nossas investigações, nossa prática, estarmos juntos para construirmos relações mais saudáveis, e assim o mundo que queremos.

O encontro “Colo e Empatia” acontece sempre no último sábado do mês, das 9 às 12h,no Instituto Nhandecy com as focalizadoras Patricia Maciel e Isabella Isolani . Participe!