O Instituto Nhandecy foi convidado na última semana, representando por Edite Faganello, a compor a mesa  da  Audiência Pública “Práticas e Justiça Restaurativa”, que aconteceu  no dia 14 de junho  de 2017, ás 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

De acordo com a focalizadora do instituto, a inciativa foi do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura, em parceria com o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (Conpaz/PR). O deputado é um dos autores do projeto de lei nº 115/2017, instituindo política pública de implementação de práticas restaurativas de mediação de conflitos e cultura da paz no Paraná.

 

 

Justiça restaurativa nas comunidades

foto/Alep

Edite do (IN)  falou da importância justiça restaurativa nas comunidades. foto/Alep

O convite veio ao Instituto Nhandecy em função dos cursos e práticas comunitárias de justiça restaurativa em Curitiba e sul do país. “Existe dentro do projeto de lei da justiça restaurativa no estado desenvolver o viés comunitário, para que outras instancias, comunidades, associações possam adotar e aprender a transformar conflitos a nível comunitário, familiar, e social”, afirma Edite.

Além do instituto outras entidades como a Casla – Casa Latonoamericana também representaram a importância de levarmos a justiça restaurativa para as comunidades.