Cerca de  50 pessoas participaram ontem (13/04) da abertura do Programa Educação Gaia RS, que aconteceu no Jardim Botânico de Lajeado, RS. O encontro contou com a Dimensão Social facilitado por Taisa Mattos no primeiro módulo da formação, com participantes de diversas cidades da região como POA, Bento Gonçalves, Arroio do Meio, Sta Cruz do Sul, Colinas, São Fico de Paula, Canela e Lajeado.

O Programa Educação Gaia – Design para a Sustentabilidade foi criado por um consórcio de educadores denominado “GEESE” (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), que tem se reunido desde 1998 em diversos países com o objetivo de formular um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Suas raízes estão nas experiências e lições aprendidas pelas ecovilas mais bem sucedidas de várias partes do mundo, que estão desenvolvendo comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas.

Desde 2006, o Gaia Education tem apoiado com sucesso a realização de mais de 180 programas, em 48 países e nos 6 continentes. Os programas são oferecidos em diversas realidades, desde comunidades tribais tradicionais, ecovilas intencionais rurais e urbanas, favelas urbanas, universidades e centros de formação.

O Programa foi organizado sistematicamente como uma mandala, com quatro dimensões que consideramos intrínsecas à experiência humana. Cada uma das dimensões contempla 5 módulos temáticos (Dimensão Social, Ecológica, Econômica e Visão de Mundo). Ao final do processo, o Instituto Nhandecy realiza também a Mandala das 4 Dimensões, colocando luz no caminho percorrido, reconhecendo os aprendizados e celebrando!

O Gaia Education é um membro do Programa de Ação Global da UNESCO (http://www.gaiaeducation.org/index.php/en/how/global-action-programme

Na região Sul, além do Rio Grande do Sul, o programa vem acontecendo também no Paraná, na sede do Instituto Nhandecy, em Curitiba.

Para saber mais sobre o Gaia RS: https://institutonhandecy.org.br/project/13-de-abril-4a-edicao-educacao-gaia-no-rs/