As três anfitriãs dos Instituto Nhandecy, Edite Faganello, Darlene Coelho e Amanda Malucelli participaram na semana passada do Art Of Hosting  – Arte de conversas significativas sobre educação.

O encontro aconteceu entre os dia 30 de novembro a 3 de dezembro na Orchestra do Silêncio, em Joanópolis – SP. (Conheça o time de anfitriões do AOH Educação).

“O propósito do nosso encontro foi reconhecer e integrar práticas para reconectar a educação com seu papel transformador.” Segundo a coach Darlene Coelho, as vivências contribuíram para a inteligência coletiva e para cada um aprender com os dons do outro. “Essa é a educação que todos queremos experimentar”, contou. Para a anfitriã de aprendizagem , Amanda Malucelli, que vem viajando o Brasil conhecendo projetos e iniciativas de educação inovadora no Brasil por meio do seu projeto independente, Transbordas, é preciso mudar a educação  partindo de nós mesmos. “Foi uma reflexão profunda que transbordamos juntos muito além de pensarmos como melhorar a educação institucionalizada, mas como podemos mudar a educação em nós mesmos”, reflete.

A Comunidade Art Of Hosting – Arte de Anfitriar

A cada ano nosso time do instituto participa, ancora, realiza e articula novos círculos para exercitar a escuta com presença e fundamentar todo esse aprendizado através de metodologias que facilitam práticas colaborativas e mudanças de conduta humana. A Comunidade do Art Of Hositng parte do pressuposto de que as pessoas dão a sua energia e disponibilizam seus recursos para o que mais importa para elas – no trabalho como na vida – a Arte de Anfitriar combina um conjunto de poderosos processos conversacionais para convidar as pessoas a agir e lidar com os desafios que encontram.

O Arte de Anfitriar conversas significativas  acontece em vários cantos do Brasil há alguns anos e é um convite a quem deseja praticar a liderança participativa. A comunidade disponibiliza um conjunto de ferramentas, práticas e técnicas com o objetivo de aproveitar ao máximo a sabedoria coletiva, a partir da capacidade de auto-organização de grupos de qualquer tamanho.

Para a empreendedora na Trevo – Gestão para Sustentabilidade e Processos Regenerativos, Camila Heloisa Silveira, o AOH Educação reverberou  o que é a potência de educadores abertos a aprender e ensinar com amor, presença, entrega…”Metodologias colaborativas com foco na autoconsciência são pra mim o que de mais potente tem acontecido nos meus processos de aprendizagem! Fortalecem e me dão segurança na clareza ao expressar minha existência no mundo! Espelho limpos que refletem o que de mais belo – luz e sombra – habita o meu ser! A plenitude do ser entrega aos processos Amor e Evolução! Cada passo de expressão minha disso no mundo é um momento de felicidade que me completa! Avante firme no propósito! “, respondeu ao grupo da comunidade no whatsapp.

Já para a educadora social de Florianópolis Thais Cristina o encontro foi a realização de um chamado para conversas e ações potentes sobre o que desejamos para a educação. “O encontro re.uniu quase trinta pessoas que representaram tantas milhares de outras espalhadas por este mundo a fora, com os corações inquietos afim de contribuir com a sua humanidade, na reconexão do papel da educação em novos tempos.”

Novos encontros como esse e outras edições do AOH educação acontecerão no ano que vem. Vem com a gente neste círculo!

Fonte: AOH Brasil

Saiba mais sobre a Comunidade AOH –  http://www.artofhosting.org/pt-br/o-que-e-a-arte-de-anfitriar/

Assessoria de Comunicação Instituto Nhandecy